domingo, 31 de dezembro de 2017

BALANÇO MUSICAL - Dezembro de 2017


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º (exceto hoje).

Dezembro chega e, com ele, vem o final do ano. 2017 chega ao fim com mais de 9 mil faixas escutadas, quase 700 artistas ouvidos e 1389 álbuns visitados (e revisitados), enquanto o mês se encerra como o segundo com mais canções executadas nos últimos doze (dados que podem ser conferidos em minha página do last.fm). Mas números não significam nada quando se trata de arte: o importante é gastar seu tempo com qualidade. E como esse último ano foi bom para se ouvir música, conhecer bandas e músicos, relembrar de outros e seguir expandindo meu limitado conhecimento sobre esse vasto e incrível universo, que segue se expandindo e revelando talentos incríveis, algo que torcemos para que nunca chegue ao fim.

E um dos meus maiores incentivos para isso tudo foi o Balanço Musical. A ideia de ter que elaborar playlists com uma faixa para cada dia me manteve sempre ouvindo alguma coisa, nem que fosse uma mísera música antes de o dia virar. Um grande desafio, mas nunca um fardo. Bolar as listas e essas postagens foi algo muito divertido, e uma das minhas tarefas favoritas relacionadas ao Ground Zero em 2017. Curiosamente, eu não fui o único: a resposta do público veio, e o projeto acabou fazendo bem mais sucesso do que eu esperava. Fica registrado aqui, então, o meu mais sincero obrigado a você que acompanhou as publicações nesses últimos 12 meses. Espero que tenha gostado do que viu aqui, se entretido com minhas escolhas e entrado em contato com algo diferente do habitual; se sim, meu objetivo principal foi cumprido.

Quanto a minha seleção para dezembro, não há muito a ser dito, já que ela foi baseada quase que inteiramente no que já havia ouvido no resto do ano. Boa parte das escolhas foi feita enquanto escrevia minhas postagens de Melhores de 2017: 5 álbuns do primeiro semestre de 2017 que você deveria ter ouvido, 5 álbuns do segundo semestre de 2017 que você deveria ter ouvido e o Top 15 álbuns de 2017 (+ Extras!). E as demais foram pegas de cada uma das outras playlists que fiz para o Balanço Musical, sendo representantes dos meses anteriores. A única exceção vai pra Kundalini Express do Love and Rockets, interessante grupo que apareceu em minhas Descobertas da Semana do Spotify, além da presença autoexplicativa de Thank God It's Christmas do Queen. E de novidade, é impossível não citar a trilha sonora de Star Wars: Os Últimos Jedi, que inclusive encerra a lista da mesma forma que o filme terminou: com uma mensagem de esperança para o futuro.

Assim se encerra o último Balanço Musical de 2017. Novamente, obrigado a você que acompanhou as postagens ao decorrer do ano. O projeto continuará em 2018, talvez com algumas novidades no formato, talvez permanecendo da mesma forma. Veremos.

Confira a playlist de dezembro de 2017:



CONFIRA TAMBÉM AS OUTRAS PUBLICAÇÕES DO BALANÇO MUSICAL EM 2017:

- Janeiro;

- Fevereiro;

- Março;

- Abril;

- Maio;

- Junho;

- Julho;

- Agosto;

- Setembro;

- Outubro;

- Novembro