quarta-feira, 7 de junho de 2017

Gostou de "Mulher-Maravilha"? Então conheça algumas ótimas histórias da personagem!


O sucesso do primeiro filme solo da Mulher-Maravilha já é uma realidade palpável, tendo o índice de aprovação mais alto para um longa de super-herói no agregador de críticas Rotten Tomatoes desde o lançamento de Batman: O Cavaleiro das Trevas e do primeiro Homem de Ferro em 2008, e dominando a bilheteria mundial desde sua estreia, já havendo arrecadado mais de $225 milhões ao redor do globo. Toda essa recepção tende a aumentar ainda mais a exposição da Princesa das Amazonas ao público geral, que naturalmente pode querer conhecer mais da personagem, mas sem saber muito bem por onde começar.

Com isso em mente, preparei uma breve lista com algumas HQs que servem como um ótimo ponto de partida para quem quer se aprofundar mais nas aventuras da heroína, se familiarizar com seus aliados, descobrir mais sobre seus inimigos. Porém, não elencarei aqui as "melhores histórias de todos os tempos", e sim algumas excelentes publicações lançadas recentemente em solo brasileiro e que ainda são fáceis de serem encontradas. Ou seja, nada de raridades ou importados. Felizmente, as editoras resolveram dar uma atenção especial à Diana de Themyscira nos últimos tempos, muito graças ao filme que estava para chegar e aos 75 anos completados pela personagem em 2016. 

Confira, então, as recomendações na sequência:

MULHER-MARAVILHA - UNIVERSO DC RENASCIMENTO


A mais recente das presentes na lista, a atual fase da Mulher-Maravilha começou a sair nos EUA há exatamente 1 ano, e já é tida como uma das maiores obras-primas protagonizadas pela personagem. Escrita pelo genial Greg Rucka, contou com a participação dos igualmente geniais artistas Liam Sharp, Nicola Scott e Bilquis Evely na realização de seus 4 arcos: As Mentiras, Ano Um, A Verdade e Godwatch (que deve ser traduzido como Patrulha Divina ou algo do tipo), que contam histórias intercaladas entre o presente, com a Amazona tentando descobrir quem realmente é, e o passado, mostrando a origem e os primeiros anos de atuação de Diana em nosso mundo. Rucka e seus colaboradores infelizmente deixarão a série ao final deste mês, na edição #25, dando espaço para Shea Fontana assumir os roteiros. No Brasil, o quadrinho é o primeiro título solo da heroína a ser publicado mensalmente, tendo início no fim de abril e atualmente estando em seu volume #2, sendo ainda facilmente encontrado em bancas ao redor do país. Sem dúvida uma HQ que vale a pena ser acompanhada.

MULHER-MARAVILHA - OS NOVOS 52!


Exatamente anterior à fase de Rucka (e uma das causas para ela existir), temos a série da personagem no reboot Os Novos 52!, escrita pelo renomado Brian Azzarello e com arte de Cliff Chiang. Magistralmente escrita, este título é um tanto quanto controverso entre os fãs por ter se afastado de muitos elementos clássicos da Mulher-Maravilha, que é representada de forma mais violenta, assim como seu elenco de apoio, com as Amazonas sendo mostradas de forma polêmica. Tenha em mente que a heroína representa mais do que é mostrado aqui e aproveite esta excelente história com fantásticos desenhos, publicada aqui no Brasil pela Panini nas revistas mix Universo DC e posteriormente nos encadernados em capa dura Sangue e Direito de Nascença, sendo que ainda é possível encontrar o primeiro por aí. O terceiro volume deve ser lançado ainda nos próximos meses.

LENDAS DO UNIVERSO DC: MULHER-MARAVILHA, POR GEORGE PÉREZ


A mais clássica e referenciada fase da personagem, o lendário George Pérez assumiu os roteiros e a arte da HQ logo após a Crise nas Infinitas Terras, que reiniciou todo o Universo DC em 1986. Aqui, vemos a origem da Mulher-Maravilha sendo recontada em aventuras que redefiniram a personagem a heroína nos 25 anos seguintes e até hoje é referência para muitos criadores, seja pela cativante história, a protagonista amável e o estupendo trabalho de Pérez com a parte visual. A mais recente publicação da série no país foi com o título Lendas do Universo DC, tendo sido lançados 3 volumes até agora e com um quarto, que encerra o título, para sair em breve.

MULHER-MARAVILHA - TERRA UM


A linha Terra Um da DC serve para que criadores contem suas versões de personagens clássicos em histórias que se passam fora da cronologia oficial da editora. Com isso em mente, o escritor Grant Morrison e o desenhista Yanick Paquette desenvolveram uma interpretação própria para a origem da Mulher-Maravilha, que dividiu opiniões e causou polêmicas por conta da inclusão de elementos fetichistas no cerne da trama, algo idealizado pelo próprio criador da heroína, William Moulton Marston, na época de sua criação, em 1941, e potencializado ao máximo pelo roteirista escocês. Embora ache a graphic novel bem escrita e com uma arte fantástica, reconheço que ela é a menos indicada da lista para se conhecer a Princesa das Amazonas. Ainda assim, caso alguém se interesse, é possível achar a HQ facilmente em bancas, livrarias ou lojas online.

MULHER-MARAVILHA NA COLEÇÃO DE GRAPHIC NOVELS DA DC COMICS, PELA EAGLEMOSS


Apesar de ter muito mais títulos do Batman e do Superman (e dos dois juntos, por que não?), é possível encontrar algumas histórias da Mulher-Maravilha na Coleção de Graphic Novels da DC Comics, publicada de forma quinzenal pela Eaglemoss. Entre elas, podemos citar as ótimas O Círculo, da fase da escritora Gail Simone, Paraíso Perdido, escrita por George Pérez e com os belos desenhos de Phil Jimenez, e Deuses e Mortais, a primeira história da fase de Pérez citada anteriormente. Ainda será lançada também a excelente Petrificada, da primeira passagem de Greg Rucka pela série. Apesar de caros, vale a pena adquirir esses quadrinhos por conta da alta qualidade dos mesmos, além de pouco terem saído por aqui.

DC SUPERHERO GIRLS: PROVAS FINAIS


Apesar de não ser um título exclusivo da Mulher-Maravilha, muito espaço é dado a ela, ao lado de outras personagens femininas do Universo DC, com alguns arcos se passando em Themyscira ou envolvendo alguns de seus elementos principais. Claramente voltada para o público infantil, essa HQ é escrita pela futura roteirista da série principal da heroína nos EUA, Shea Fontana, e é uma ótima alternativa para apresentar a personagem a uma filha, sobrinha, neta, filha de amigos e afins. É possível ser adquirida em lojas online e em breve deve ganhar novas edições.

Gostou da lista? Achou que faltou alguma HQ? Deixe um comentário logo abaixo!