segunda-feira, 12 de junho de 2017

"God Save The Queen!" - A resenha do episódio "Empress of Mars" de Doctor Who (S10E09, 2017)


Muitas foram as pessoas que já escreveram um roteiro para Doctor Who. Desde convidados ilustres como Neil Gaiman, Douglas Adams e Paul Cornell a ilustres desconhecidos que deixaram ou não uma marca, o seriado sempre contou com uma seleta lista de escritores para desenvolver suas tramas. Na era atual (desde o retorno em 2005), um dos nomes mais creditados é o de Mark Gatiss, roteirista que é mais conhecido como o Mycroft Holmes de Sherlock e que já cuidou da história de 9 episódios do programa. E quem é fã sabe que seu trabalho deixa a desejar, geralmente figurando entre o mediano e o ruim, sendo que seu mais recente script, em Sleep No More da 9ª temporada, é um dos mais criticados de sua trajetória.

Pois bem, o episódio dessa semana, Empress of Mars, é mais uma tentativa de Gatiss como roteirista. Diferente da maioria de seus argumentos anteriores, porém, ele consegue entregar um bom resultado. Embora não tenha gostado de alguns desenvolvimentos, eles mais tem a ver com o maxi-arco da temporada, de modo que a história fechada do capítulo é bem resolvida e interessante, mostrando o poder da diplomacia, do diálogo e da honra na hora de um grande conflito. A escolha de inimigos clássicos como os Guerreiros de Gelo se mostrou bem adequada e conseguiu gerar uma trama repleta de tensão para ambos os lados do confronto.

Embora não tenha havido nenhum grande destaque na atuação, sempre é bom elogiar o trio formado pelo Doutor, Bill e Nardole, que vem demonstrando uma incrível química durante toda a temporada. A cena final, entretanto, é um show a parte graças a Peter Capaldi e Michelle Gomez, e deve ter uma grande repercussão para os três episódios restantes. Veremos o que nos aguarda no desfecho desse 10º ano de Doctor Who, que até o momento vem se consolidando como um dos melhores e mais consistentes.

CONFIRA A PRÉVIA DO PRÓXIMO EPISÓDIO, THE EATERS OF LIGHT: