sexta-feira, 9 de junho de 2017

DUPLO DOCTOR WHO (de novo)! As resenhas de "Pyramid at the End of The World" e "The Lie of the Land" (S10E07 e S10E08, 2017)


Manter a frequência dessas resenhas sobre Doctor Who tem se tornado cada vez mais difícil. E dessa vez eu nem tenho como dar a desculpa que usei da última vez, porque assisti os dois últimos episódios no dia de suas transmissões aqui no Brasil pelo Syfy. Foi o cansaço/preguiça que me impediu de escrever no tempo adequado, fora o trabalho que os dois textos sobre Mulher-Maravilha me deram nos últimos dias (e não me arrependo de nada!).

De qualquer modo, vamos aos comentários sobre dois últimos episódios da série individualmente:

THE PYRAMID AT THE END OF THE WORLD:

Não há muito a ser dito sobre esse episódio, só tenho a elogiar toda a atmosfera de tensão desenvolvida ao longo de sua duração e, mais uma vez, as atuações de Peter Capaldi e Pearl Mackie. Foi interessante ver a humanidade acuada e se aliando em prol de uma causa maior (embora não tenha dado nada certo). Também pudemos ouvir uma das frases mais interessantes da temporada até agora: "Você pede por amor. Amor é consentimento" (sentiu a crítica social aí?). Entretanto, as ações altruístas de Bill acabaram tendo repercussões negativas na semana seguinte.

THE LIE OF THE LAND:

Fechando o arco de três episódios sobre os Monges, temos esse fantástico episódio que trata de temas bem atuais: notícias falsas, lavagem cerebral, governos autoritários e a força do povo. A conclusão sobre a humanidade não aprender com os próprios erros é genial, embora triste, mais ainda assim condizente com a atualidade. A resolução final da trama é bem executada e sua ideia é muito bonita e criativa. Não dá para deixar de dizer, porém, que tivemos aqui uma das melhores cenas entre o Doutor e Bill, com Pearl Mackie brilhando em cada segundo e nos presenteando com sua melhor atuação na série até agora.

Com apenas quatro episódios para seu final, não é difícil notar o quão boa essa 10ª temporada tem sido. Muitos episódios desenvolvidos acerca de temas sociais ou familiares deram ainda mais força a Doctor Who, mostrando que uma série sobre um alienígena quase milenar consegue ser mais humana do que muitos outros produtos por aí. Cabe a nós apreciar cada momento que ainda nos resta.

CONFIRA A PRÉVIA DO PRÓXIMO EPISÓDIO, EMPRESS OF MARS: