sexta-feira, 2 de junho de 2017

BALANÇO MUSICAL - Maio de 2017


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º.

Maio foi, ao que tudo indica, o mês em que eu mais ouvi música nesse ano. Foram 1026 faixas reproduzidas em minha conta do Spotify, dando uma média por volta de 33 a cada dia. Meu maior número até o momento havia sido de 766 execuções, no último fevereiro, muito devido ao meu autoimposto desafio de ouvir um álbum que ainda não conhecia na íntegra por dia. Detalhe que essa contagem não inclui o que escutei em formatos MP3, rádio etc, caso contrário acredito que ela passaria de 1200 reproduções. Mas, como o Spotify se tornou minha principal fonte musical, esse valor é mais que expressivo.

Muita variedade, é claro, está incluída em tantas músicas ouvidas nos últimos 31 dias. O que dominou o mês, no entanto, foi a mais que viciante trilha sonora de Guardiões da Galáxia Vol. 2, Beatles e Paul McCartney (especialmente na última semana, com o lançamento da versão comemorativa do antológico Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que recém completou 50 anos de seu lançamento), Gorillaz (graças ao mais recente álbum Humanz), Led Zeppelin (encerrando o que iniciei em abril), e algumas faixas esparsas de álbuns que fiquei com vontade de ouvir nesse meio tempo.

É válido citar o porquê de algumas canções estarem na lista desse mês: Black Hole Sun do Soundgarden foi meu modo de homenagear o vocalista Chris Cornell, falecido no último dia 18; Hyperspace é uma singela referência aos 40 anos de Star Wars, completados em 25 de maio; o tema dos créditos de Blade Runner está aí por conta do lançamento do trailer de Blade Runner 2049, que me deixou bastante empolgado; The Right Stuff foi adicionada no mesmo dia do aniversário de Noel Gallagher; e é claro que não seriam deixadas de fora as novas músicas do Muse e do Stone Sour, respectivamente Dig Down e Song #3.

Confira minha playlist de maio de 2017: