segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ESPECIAL METAL GEAR SOLID - "They played us like a damn fiddle!"


Olá! Sou fã de Metal Gear Solid há muito tempo e, devido ao lançamento de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" no próximo dia 01/09, resolvi fazer uma série de postagens especiais para celebrar tanto o novo game quanto o encerramento da épica criação de Hideo Kojima. Mas não contarei a trama da saga ou farei reviews de cada título, e sim falarei um pouco das minhas experiências com os jogos na ordem em que eu os descobri, coisa que, acredito eu, muitos irão se identificar.

Confira as postagens anteriores abaixo:
PARTE 1 - PARTE 2 - PARTE 3 - PARTE 4

-

2012, mais uma vez.

Enquanto eu jogava "Peace Walker" tranquilamente no conforto da minha casa, já tendo terminado-o, algo aconteceu durante a Tokyo Game Show. Já tinha um tempo que rumores vinham circulando pela web, e eles foram confirmados com o anúncio de que um novo Metal Gear Solid estava a caminho. Anunciado como "Metal Gear Solid: Ground Zeroes", ele seria uma sequência direta de "PW" e traria Big Boss novamente ao protagonismo. E um trailer de 13 minutos foi lançado.

Aquilo era a coisa mais bela que eu já havia visto relacionada a video-games até então.

Um gráfico realista ao extremo, com todos os detalhes de feição humana e cenário possíveis de se imaginar. Efeitos de luz e água perfeitamente criados num mundo digital, graças ao poder da fantástica "FOX Engine". Um clima mais tenso do que tudo visto antes. Um novo, misterioso e desfigurado vilão, que aparentava ser o chefe de uma também nova e misteriosa organização. O retorno de personagens conhecidos como Chico e Paz. E aquilo sairia para Xbox 360. Cara, eu realmente precisava colocar minhas mãos naquele jogo o mais rápido que pudesse.

Em dezembro daquele mesmo ano, um game chamado "The Phantom Pain", desenvolvido por uma empresa desconhecida chamada "Moby Dick Studios" e com a direção de um tal de "Joakim Mogren" foi anunciado durante a Video Game Awards, e ele tinha gráficos extremamente semelhantes aos apresentados pela FOX Engine em "Ground Zeroes". Rumores e teorias se espalharam de que aquele se tratava na verdade do "Metal Gear Solid 5", fortalecidos por uma vasta gama de fatos (como Joakim = Kojima, esse Moby Dick Studios havia sido criado a pouquíssimo tempo e o personagem do vídeo era muito semelhante ao Big Boss). Tudo isso se confirmou em 2013 durante a Game Developer Conference, com Kojima revelando ser mesmo o tal Mogren e confirmando pela primeira vez "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain". O jogo apareceu mais uma vez durante a E3 em junho, aproveitando o anúncio do PS4 e do Xbox One e sendo oficializado para tais consoles e também para X360, PS3 e PC.

OK, muito bacana, meu hype foi a mil com tudo isso. Mas e o tal do "Ground Zeroes"?

Hideo Kojima esclareceu a situação depois. No fim, ambos os games seriam lançados, mas eles seriam parte de algo maior, chamado por ele de "MGSV Experience". Assim, teríamos "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes", servindo como um prólogo, e "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", que seria o jogo principal. Beleza, dois jogos, não tinha por que reclamar. Pouco depois, em 2013 mesmo, foi anunciado de que GZ seria lançado em 18 de março do ano seguinte para PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. E lá fui eu direto embarcar no trem das expectativas...

Quando o jogo veio a público, porém, não foi exatamente o que se esperava.

A maior parte das críticas que "Ground Zeroes" recebeu foi por causa de sua duração. O jogo tem apenas uma missão principal, que pode ser concluída em cerca de 2 horas na primeira vez que é jogada e em apenas 5 minutos (ou até menos) caso um jogador habilidoso resolva fazer uma speed-run. Fora isso, ainda há mais 5 (ou 6, caso você jogue a versão de PC) missões extras, sem relação alguma com a trama. E isso é muito pouco quando se trata de um game que leva "Metal Gear Solid" em seu título. Mesmo com reconhecimento dos gráficos espetaculares e uma boa diversidade de extras, bem como o trabalho necessário para se conseguir 100%, muita gente disse esse não passava de uma "demo técnica".

Kojima se retratou após o lançamento e as críticas sofridas pelo título. Seu argumento foi o de que apenas lançou "MGSV:GZ" devido ao tempo necessário para o desenvolvimento completo do jogo principal, algo que ainda estava longe de ocorrer na época. Assim, o jogador poderia ter uma chance de conferir todas as novidades prometidas, além de ter um tempo para se acostumar a várias das novas mecânicas que estariam presentes em "TPP". E foi prometido conteúdos extras através da transferência de saves entre os dois capítulos.

Eu só tive a oportunidade de jogar "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes" nesse ano, em junho, quando comprei a versão para PC (que só saiu em dezembro do ano passado). E, mesmo assim, joguei bem pouco, apenas completei a missão principal, pois estava sem tempo na época. Mas já foi o suficiente para me impressionar, seja com toda a beleza gráfica e os detalhes, o novo gameplay (atualizado e com comandos semelhantes aos dos FPSs atuais, pelo menos quando se usa um controle), a liberdade e as várias opções de como executar o objetivo. Mesmo assim, fico feliz de ter pego um bom desconto durante a Steam Summer Sale, pois o jogo realmente não vale o preço que ele foi vendido por aqui em sua versão para os consoles (muito embora ele seja bem mais barato para PC, corrigindo essa injustiça de certa forma).

Eu pretendia jogá-lo mais antes do lançamento de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", mas nesse momento estamos às portas de seu lançamento... Bom, talvez ainda dê para aproveitá-lo, pois não sei quando conseguirei por as mãos no novo jogo. Eu só espero que seja logo (já estou movendo meus pauzinhos para isso faz um tempo).

E é isso.

"Tá, mas e o MGS4?"

Eu nunca joguei "Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriots". Não tenho PS3, apenas X360. Mas já assisti todas as (8:30h) de cutscenes do game no Youtube, e devo dizer que fiquei extremamente satisfeito em como a história de Solid Snake foi concluída. A experiência de jogá-lo deve ser ainda melhor (como sempre é), e ainda espero um dia conseguir comprar um PlayStation 3, nem que seja apenas para esse propósito.

De qualquer forma, foi um prazer poder compartilhar minhas memórias e impressões sobre games que gosto tanto, e sem dúvidas são os meus preferidos, com uma boa distância para qualquer outro existente. Para finalizar, deixo aqui o trailer final de "The Phantom Pain", mostrando a evolução da franquia.



V HAS COME TO. Bom "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" para todos!