segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

BALANÇO MUSICAL - Novembro de 2018


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º.

"Fuck my life". É neste clima alegre e de puro alto-astral que inicio a coluna desta vez. Novembro foi tão ruim (se não pior) que os meses que o antecederam, dando continuidade à minha inexplicável maré de azar que já perdura ao longo de todo este ano (e não é como se minha vida antes fosse um mar de rosas). É uma daquelas situações que parecem não ter saída, não importa o quão otimista você se mantenha, quanta esperança você cultive: no fim, estes sentimentos parecem te trair e piorar tudo a seu redor quando nada acontece da forma que você espera, ou ao menos de uma maneira minimamente aceitável. Claro, há momentos bons, mas os ruins são tantos que mal dá para aproveitá-los de uma forma digna.

Feito o desabafo, é hora de falar de música. E acho impressionante o quão diametralmente oposto este aspecto da minha vida está sendo de todo o resto durante 2018. Os últimos meses foram recheados de contato com alguns ótimos discos e artistas de destaque durante o ano, e este não foi diferente, inclusive sendo o que mais consegui ouvir trabalhos lançados recentemente (e que estarão presentes nas postagens de melhores do ano que sairão nos próximos dias). Fora, claro, a constante audição e redescoberta de clássicos, artistas renomados e álbuns ou canções que marcaram minha vida em diferentes épocas e que, como um pequeno lembrete da beleza da vida através das mais simples das coisas, sempre parecem ganhar novos significados através do momento ou do estado de espírito em que você se encontra.

Quando se trata de números, novembro repete a tendência (talvez autoimposta) de outubro e apresenta uma queda no meu consumo de música. Segundo meu last.fm, foram "apenas" 2.037 scrobbles, 308 a menos do que no mês anterior. Ainda é muito, de fato, especialmente se comparado com o começo do ano ou, principalmente, 2017, quando os números eram bem mais modestos (provavelmente porque eu estava bem mais ocupado), mas ao menos denota algum tipo de mudança de hábito (ou uma tentativa, que seja). De qualquer forma, não foi o suficiente para me impedir de bater meu recorde de reproduções em um único dia, que atingiu as 142 no dia 21 (era de 132 até então, atingido em agosto). Fora estes, vale ressaltar também que 508 artistas, 740 álbuns e 1.519 faixas diferentes fizeram parte dos últimos 30 dias.

E como é de se imaginar, muitos desses materiais merecem ganhar um espaço por aqui, tamanha suas qualidades e diferenciais. Por isso, hora de deixar a amargura de lado e se deliciar com os DESTAQUES DO MÊS, que podem ser conferidos a seguir.

ARTISTAS DO MÊS:

- Queen: graças ao lançamento de Bohemian Rhapsody, filme que retrata a trajetória do grupo até a apresentação no Live Aid em 1985, o grupo acabou por se tornar parte essencial do último mês. Não que seja necessária qualquer desculpa para ouvir uma das maiores bandas que já passou pela Terra, porém.

- The Beatles: o lançamento da edição de colecionador do disco homônimo (o famigerado Álbum Branco ou The White Album) somado à louca vontade que sinto de tempos em tempos de reouvir vários dos lançamentos da banda em sequência os fazem ganhar espaço novamente por aqui. Mas, novamente, não é necessária nenhuma desculpa ou ocasião especial para ouvi-los.

- a-ha: e falando em vontades loucas... Não sei, mas simplesmente não pude resistir à tentação de ouvir Cry Wolf e alguns outros sucessos do grupo pela milésima vez. Mas vale a pena, pois eles são um grupo como poucos (e infelizmente são muito subestimados).

ÁLBUNS DO MÊS:

- Black Stone Cherry - Family Tree (2018): sabe uma daquelas bandas que você já ouviu falar, tem vontade de conhecer, mas nunca sabe por onde começar? Esse era o Black Stone Cherry para mim. Felizmente soube que eles lançaram um disco neste ano e achei que seria a oportunidade ideal para conferir seu trabalho. E não me decepcionei, pois Family Tree é um disco forte, com composições que remetem àquilo que há de mais fino no Hard Rock, sabendo dosar sua intensidade e demonstrar suas influências.

- Blackberry Smoke - Find a Light (2018): o mesmo que eu disse acima é aplicável aqui também, inclusive quanto ao resultado. A principal diferença é que dá para sentir uma influência mais forte do Southern Rock e do Country no som do Blackberry Smoke, o que faz sua sonoridade mais distinta de demais bandas do gênero e torna o registro prazeroso de se ouvir.

- Turbonegro - RockNRoll Machine (2018): suas letras podem ser estranhas, enquanto suas temáticas podem ser controversas, mas é inegável que suas músicas são boas. O Turbonegro (outro grupo que se encaixa nos que eu disse sobre os dois acima) apresenta uma proposta interessante em seu mais recente trabalho, reproduzindo o Post-Punk com ares de modernidade, mas sem largar mão de elementos nostálgicos que consagraram o estilo em sua gênese.

- Muse - Simulation Theory (2018): discos do Muse sempre são, por algum motivo, um pouco mais difíceis para eu assimilar, e o resultado só passa a fazer sentido com o passar do tempo e algumas audições. Até agora, posso dizer que gostei de Simulation Theory, que possui bons momentos, mas que se afasta de vez do Rock e abraça algo com que o grupo já flerta há muito tempo: o Pop Eletrônico. O sentimento que fica é que o álbum deve ser ouvido de forma descompromissada tal qual um filme oitentista de Sessão da Tarde (alvo evocado pela capa).

- Jeff Goldblum & The Mildred Snitzer Orchestra - The Capitol Studios Sessions (2018): quando, em toda minha vida, eu iria imaginar que ouviria um CD do Jeff Goldblum tocando Jazz? E o pior de tudo é que o resultado é ótimo! Composto de covers de alguns clássicos do estilo e contando com a participação de alguns nomes famosos e até inesperados (como a atriz e comediante Sarah Silverman), é uma audição agradável do início ao fim e uma boa porte de entrada ao gênero.

- Joe Bonamassa - Redemption (2018): o guitarrista e bluesman já havia marcado presença por aqui em setembro com seu mais recente trabalho de covers ao lado de Beth Hart, Black Coffee, e agora retorna com um trabalho que recheado de bons momentos e que consegue conversar com o lado emocional do ouvinte como poucos. Um verdadeiro deleite do início ao fim.

- Stormwitch - Bound to the Witch (2018): confesso que não foi um disco que me impactou em sua primeira audição, uma segunda chance a ele foi mais que o suficiente para me cativar. O competente som do grupo mescla o Hard Rock com algumas pitadas de Judas Priest e o resultado de seu mais recente registro agrada qualquer um que esteja procurando por um som direto, que remeta aos clássicos, sem reinventar a roda.

- The Struts - Young & Dangerous (2018): fui apresentado ao grupo através da alcunha colocada por alguns veículos de mídia como este sendo o "novo Queen". É inegável que há influência dos britânicos em sua sonoridade mas, ao menos para mim, é um resultado que se distancia bastante de qualquer coisa que Freddie Mercury e cia. tenham feito ao longo de sua carreira. Ainda assim, é um trabalho bem sólido e agradável, traduzido em um Pop Rock que sabe balancear o moderno com o clássico.

- Voodoo Circle - Raised on Rock (2018): um álbum que me impressionou do início ao fim desde sua primeira escutada. Forte e cirúrgico, é certamente uma das audições mais completas com que tive contato ao longo do ano, com um equilíbrio entre o peso e a melodia que beira a perfeição. Merece sua atenção, sem dúvidas.

- Thundermother - Thundermother (2018): este autointitulado é na verdade o terceiro disco desta banda exclusivamente feminina. As garotas fazem um som voltado ao Hard Rock que não fica devendo em nada para grandes nomes do estilo, inclusive lembrando o Halestorm em determinados momentos. Outro que vale a pena conhecer.

- Nita Strauss - Controlled Chaos (2018): o primeiro trabalho solo da guitarrista da banda de Alice Cooper, além de integrante do grupo cover The Iron Maidens, coloca todo seu talento em evidência, em composições que variam entre a agressividade e a calmaria e deixam clara toda sua habilidade e técnica. Um caos controlado, como diz seu próprio título, tal qual a vida.

- Mumford & Sons - Delta (2018): gosto bastante de Wilder Mind, de 2015, então a expectativa para este novo trabalho do grupo era um tanto elevada. Mas Delta soa morno, pasteurizado, até mesmo sem alma, com elementos consagrados da sonoridade do Mumford & Sons sacrificados na tentativa de fazer algo que possa ser acessível a todos, mas que acaba por não ser atrativo para ninguém. Uma pena.

FAIXAS DO MÊS:

- Pat Benatar - Invincible: uma música que tive contato através da playlist organizada pelo escritor Ernest Cline com o intuito de servir como trilha sonora para seu mais famoso livro, Jogador Nº 1. Mas é tão contagiante que não poderia ter ficado de fora aqui.

- Duran Duran - Union of the Snake: o mesmo acima pode ser dito aqui. E olha que eu até sou um conhecedor razoável do grupo, mas não havia tido contato com esta composição até então.

- Porcupine Tree - Time Flies: uma das melhores músicas que já ouvi na vida. Infelizmente, sua versão completa está indisponível no Spotify no momento, e um single edit ocupa seu lugar na playlist por ora.

- Megadeth - Good Mourning/Black Friday: por motivos óbvios.

- The B-52's - Roam: mais músicas contagiantes! Às vezes é algo bem necessário.

- Metric - The Art of Doubt: a segunda melhor faixa do último trabalho do grupo, que também é seu título. Serve como um lembrete sobre algo que se faz essencial para a vida.

Confira abaixo a playlist feita durante novembro de 2018: