sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A abertura remasterizada de "Batman: A Série Animada" é a coisa mais bonita que você verá hoje


Poucas adaptações transmídia foram tão bem-sucedidas quanto Batman: A Série Animada. O desenho concebido por Bruce Timm e Eric Radomski foi desenvolvido com esmero pelas mãos da dupla em parceria com outros grandes nomes, como Paul Dini, Alan Burnett, Michael Reeves, Boyd Kirkland, Kevin Altieri, Dan Riba etc e marcou época durante a década de 1990, habitando as lembranças especialmente das crianças e adolescentes de então e sendo até hoje a principal referência quando o assunto são as aventuras do Homem-Morcego fora das páginas dos gibis, mesmo com a forte concorrência da série de games Batman: Arkham ou a trilogia de filmes O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan.

Tive a oportunidade de reassistir ao programa na íntegra recentemente e posso dizer que essa posição é mais que merecida. A qualidade e fluidez empregada no traço e na animação chega a impressionar, tendo se tornado referência para tudo o que foi produzido na sequência e ainda sendo uma influência na atualidade. O mesmo pode ser dito a respeito dos roteiros, que contam com tramas bem-estruturadas e que muitas vezes tratam de temas importantes, seja para o mundo real ou acerca do próprio universo de seu protagonista, ao mesmo tempo que são acessíveis sem desrespeitar, em momento algum, a inteligência de seu espectador, seja ele criança, adolescente ou adulto. A criação da atmosfera da série, que alia elementos antigos a contemporâneos em um clima soturno, e o trabalho de dublagem, tanto em inglês quanto em português, fecham o pacote com qualidade. Não é loucura dizer que algumas das melhores histórias do herói foram contadas no programa, como é o caso de episódios como Quase O Peguei ou O Julgamento, entre muitos outros, além de ter sido responsável por redefinir as origens de antagonistas como o Sr. Frio e o Cara-de-Barro.

Os fãs e entusiastas da animação receberam uma notícia muito boa nos últimos meses: o seu relançamento completo em Blu-Ray, em um box que contará com todos os seus 109 episódios (o que inclui As Novas Aventuras do Batman), os longas Batman: A Máscara do Fantasma (que se encontra atualmente disponível na Netflix) e Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero, um documentário sobre os bastidores de Batman: A Série Animada e três Funko Pop! inspirados no desenho. Com o lançamento da edição, marcado para 30 de outubro, aproximando-se, a Warner divulgou um vídeo de encher os olhos contendo a versão remasterizada da antológica abertura do programa, o qual pode ser conferido a seguir:



A título de curiosidade, a IGN comparou as versões antiga e remasterizada do vídeo e, como é possível se observar abaixo, há uma diferença gritante entre elas, não apenas na nitidez da exibição, mas também na quantidade de frames que cada uma apresenta, mostrando que o trabalho que vem sendo feito é mais do que bem-vindo:


Infelizmente, ainda não há previsão para o lançamento de Batman: A Série Animada em Blu-Ray aqui no Brasil. Assim que acontecer, no entanto, sentirei a obrigação de conferir mais uma vez a animação do início ao fim. Não que seja um grande sacrifício.

Box contendo todo o conteúdo da edição especial de Batman: A Série Animada em Blu-Ray. Lindo, não?