quinta-feira, 9 de agosto de 2018

"Os X-Men e o Preconceito" (vulgo "meu TCC") disponível NA ÍNTEGRA!


Todo universitário tem que passar pelo tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (ou TCC para os mais chegados). Não há como evitá-lo: ele é um passo essencial na formação do aluno e um meio de tentar estimular a produção de pesquisa científica no país. Sua obrigatoriedade, no entanto, faz com que os alunos o encarem como um fardo, um empecilho em suas já complicadas jornadas para obtenção do tão sonhado diploma, e acabam por escolher temas quem nem sempre os satisfazem, mas como eles devem apresentar algo, veem-se sem maiores opções. Eu, no entanto, tive a sorte de poder aliviar esse peso ao garantir a chance de estabelecer uma conexão entre meu curso e algumas das coisas que mais gosto.

A ideia de trabalhar com o tema Os X-Men e o Preconceito veio em 2016, em uma conversa com uma amiga minha enquanto pegávamos o ônibus até a faculdade. Naquela época, eu precisava encontrar uma forma de completar minhas horas complementares de pesquisa e a publicação de um artigo científico era uma das opções a serem consideradas. O trabalho seria bem mais brando, abordando apenas a relação da criação dos mutantes da Marvel com a luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, que por si só já envolve diversas nuances e já renderia o conteúdo necessário.

Acabei não precisando escrever o artigo, mas a ideia seguiu viva dali em diante, sendo refinada, encorpada e tendo como foco a história Deus Ama, O Homem Mata, uma das que trata do assunto com maior afinco. Terminei por considerá-la para ser meu TCC e já até sabia quem poderia me orientar: o professor Guilherme Madeira, com quem tive aula de Direitos Humanos no terceiro semestre do curso e que não apenas era alguém de grande conhecimento e didática, mas também era um fascinado pela Cultura Pop assim como eu e entenderia onde chegar com o trabalho.

Chegando a época, propus o tema e ele o abraçou. Conversamos algumas vezes para definir o direcionamento e os aspectos a serem abordados. Os tópicos foram estabelecidos e passei a trabalhar no conteúdo o qual, após algumas noites mal-dormidas, foi concluído no início de maio último. E no dia 14 de junho de 2018, o trabalho Os X-Men e o Preconceito: uma análise da origem e desenvolvimento dos personagens e da história "Deus Ama, O Homem Mata" como metáfora do racismo e da intolerância foi aprovado pela banca formada pelo meu orientador, o já citado professor Madeira, a professora Orly Kibrit e a professora Carolina Mourão, todos a quem só tenho a agradecer por terem possibilitado que esse sonho se tornasse realidade.

A notícia da aprovação de um TCC de tema tão peculiar acabou se espalhando com uma rapidez muito maior do que eu esperava. Mais inesperado ainda foi saber que muita gente se interessou em lê-lo, o que me deixou extremamente feliz. Por isso, estou disponibilizando o trabalho todo de forma integral para leitura e download através do Google Docs. Espero que possa, acima de tudo, proporcionar uma leitura agradável a todos que se aventurem a conferir o resultado de algo do qual me orgulho. Mais do que isso, gostaria de ajudar, incentivar e quem sabe até inspirar qualquer um que venha a ter a mesma sorte que tive com a liberdade para poder trabalhar a face mais séria e consciente de algo que gosto tanto quanto o universo dos super-heróis. Abordagens como esta são pouco comuns no mundo acadêmico, mas caso você tenha a chance, agarre-a com todas as forças, porque definitivamente vale a pena.

Confira abaixo a íntegra do meu trabalho Os X-Men e o Preconceito. Boa leitura!