A internet parou durante a noite da última segunda-feira, 09/10, quando, após uma longa espera, foi lançado o segundo (e provavelmente último) trailer de Star Wars: Os Últimos Jedi. A prévia foi assistida tantas vezes que se tornou a 5ª mais vista em 24 horas no YouTube, tendo o vídeo sido conferido por mais de 120 milhões de pessoas nesse período de tempo. Toda essa comoção não foi a toa: com belo visual e trilha sonora digna dos mais grandiosos momentos da saga, o clipe apresentou ao público os Porgs, teve momentos épicos como o discurso de Poe Dameron e o confronto entre Finn e Capitã Phasma, e ainda deixou algumas coisas sugeridas sobre o filme, como uma possível morte de Leia por Kylo Ren ou até mesmo uma ida de Rey para o Lado Sombrio, momento que o encerrou de forma dramática.
Seria uma pena, porém, se quase nada disso viesse a ser parte da verdadeira trama do longa, com esse trailer não passando de uma tentativa de enganar o público.
Sim, é verdade. Seguindo a política da Lucasfilm de revelar o mínimo possível sobre a história de seus filmes e o esforço hercúleo do diretor Rian Johnson de tentar manter tudo em segredo, o mais recente vídeo de divulgação do próximo Star Wars contou também com uma edição boa o suficiente para unir diversos cortes diferentes e transformá-los em cenas convincentes, feitas justamente para os fãs surtarem com algumas das possibilidades mostradas por ele. Mas uma análise um pouco mais atenciosa e aprofundada deixa claro que nem tudo é o que parece ser e muito do mostrado não se dará na sequência que pudemos conferir.
Antes de mais nada, veja abaixo o trailer, caso você não tenha sido uma das mais de 120 milhões de pessoas que o conferiu em seu primeiro dia online (o que é muito improvável):
Com o trailer assistido, fica muito mais fácil visualizar o que foi dito anteriormente, e é nas seguintes cenas que fica mais claro o jogo de cortes feito na edição:
- A sequência de abertura do trailer: com diversas imagens de Kylo Ren e falas de Snoke sobre alguém de poder de poder bruto e incontrolável, tudo indica que ele está de fato se referindo a seu aprendiz no Lado Sombrio. Porém, há uma grande possibilidade de ele estar falando com Rey nesse momento, especialmente levando em consideração momentos seguintes da prévia, como o dito por Luke, também sobre um poder bruto, e a tortura da heroína pelo Líder Supremo da Primeira Ordem;
- A fala de Luke Skywalker após a demonstração da Força de Rey: OK, embora eu tenha usado essa cena para justificar o item anterior, há algo de estranho com ela. Enquanto o Jedi fala sobre seu medo da Força bruta, é possível perceber que ele está em um local diferente, que possui no chão um círculo com um símbolo. Isso levanta a hipótese de que ele talvez esteja de fato conversando com a Rey, mas não no exato momento seguinte à exibição dos poderes da garota;
- Kylo Ren x Leia: a cena que deixou muitos temerosos pela morte da Princesa mais querida das Galáxias está longe de ser o que as pessoas imaginaram, e isso porque 1) a nave em que Kylo Ren adentra com seu TIE não é a mesma em que Leia se encontra na imagem seguinte, e 2) é fisicamente impossível atingir a parte do cruzador em que o vilão travou sua mira pelo mesmo lugar que entrou, além de o ângulo também não ser o mesmo mostrado pelo visor de seu caça. É provável que o personagem vá atrás da agora General da Resistência, mas, mesmo com o falecimento de Carrie Fisher no último ano, é difícil acreditar na morte da heroína, ainda mais com Mark Hamill declarando recentemente que sua história só será encerrada no Episódio IX;
- Kylo Ren estende a mão para Rey: a mais perceptível de todas as edições, fica claro ao se observar o momento final do trailer que a cena se passa em dois momentos diferentes. Olhando com atenção o ambiente ao fundo dos personagens, é possível ver que Rey encontra-se em uma caverna (e provavelmente está conversando com Luke), enquanto Kylo Ren está em algum local cercado por chamas ou lava. Permanece a dúvida para quem ele está estendendo sua mão, porém.
A apresentação de novo material também foi suficiente para levantar novas suposições e teorias, algumas não tão evidentes no trailer. Confira elas a seguir:
- Haverá uma ruptura na relação de Kylo Ren e Snoke?: não é de hoje que os fãs especulam que o líder dos Cavaleiros de Ren não vá se tornar o vilão que imaginávamos que ele fosse ser, algo que ficou muito claro em O Despertar da Força com todo o esforço do personagem em manter-se no Lado Sombrio e não sucumbir ao Lado Luminoso da Força, uma grande quebra de paradigmas em toda essa relação. Com as sugestões do trailer de que Snoke irá atrás de Rey, ao ponto de torturá-la para que ela se torne sua aliada, e a não-morte de Leia, não é difícil imaginar que Kylo Ren deixe de ser um discípulo do Líder Supremo em algum momento do longa, talvez até passando a atuar com a Resistência.
- Há um espião dentro da Resistência?: logo nos primeiros momentos do trailer, é possível ver uma cena aérea em que Kylo Ren marcha, seguido de um batalhão de Stormtroopers, em um local que muito se assemelha a uma determinada área da Ilha do planeta Ahch-to, onde Luke Skywalker se encontra. E, conforme visto no Episódio VII, apenas os membros da Resistência tiveram acesso ao mapa contendo o paradeiro do Jedi perdido. Ou seja, alguém passou essa informação para a Primeira Ordem. O que especula-se no momento é que o espião seja ninguém menos que Poe Dameron, e muito por conta de sua posição no último poster divulgado, aparecendo "no lado dos malvados":
Por mais besta que essa suposição pareça ser, ela iria de encontro com essa possibilidade de alguém estar vazando informações da organização de Leia para seus inimigos. Além disso, nunca soubemos exatamente o que aconteceu durante o interrogatório de Dameron por Kylo Ren. E se ele estiver agindo sob influência do personagem? Seria uma alternativa interessante para demonstrar que um dos maiores heróis da Resistência, dono até mesmo de seu próprio título nos quadrinhos, não era um traidor durante todo esse tempo.
- Sério mesmo que teremos mais uma Estrela da Morte?: é, você não leu errado. Esse não é um rumor recente; tudo começou na última Force Friday, realizada no começo de setembro e que apresentou os primeiros brinquedos e colecionáveis relacionados a Os Últimos Jedi. Na caixa do TIE Silencer de Kylo Ren, porém, podemos claramente ver uma Estrela da Morte ao fundo:
They are building a third Death Star. ;) Confirmed on box art for #TheLastJedi. (via @BoSanders70 in https://t.co/DOmA2gZ608)! pic.twitter.com/6rO1RyenJ5— Star Wars Radar (@StarWarsRadar) 1 de setembro de 2017
Até aí tudo bem, poderia ser um simples erro, um fundo genérico relacionado à saga ou reaproveitamento de material promocional de Rogue One: Uma História Star Wars. Mas há algo de estranho nas cenas de batalha espacial no novo trailer. Reparem nesses prints tirados respectivamente dos tempos 1min39seg e 1min44seg:
Há algo ao fundo dessas imagens (confirmado pela inversão de cores que fiz), com formato esférico e uma textura que se assemelha à da arma de destruição em massa mais poderosa da Galáxia. Talvez eu esteja vendo coisas? Não descarto essa possibilidade. Mas se isso forem resquícios de uma Estrela da Morte removida digitalmente, meu Deus... Chega dessa ideia, por favor. Três vezes já foram mais do que suficiente.
Cada vez mais perguntas cercam a trama de Star Wars: Os Últimos Jedi e, apesar de elas não terem resposta no momento, Luke Skywalker já nos deu uma enorme dica nesse último trailer: "Isso não vai acontecer como você imagina". Enquanto isso, só resta aguardar até o dia 14 de dezembro.