segunda-feira, 2 de outubro de 2017

BALANÇO MUSICAL - Setembro de 2017


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º.

Setembro seguiu o embalo de agosto e começou comigo ouvindo muita música, ao ponto que bati meu recorde de faixas executadas em uma semana no meu last.fm logo em seus primeiros 7 dias (344 canções, antes eram 293). Depois disso, porém, diminui meu ritmo e acabei trocando o Spotify pelo reprodutor de Podcasts por um tempo. Ainda assim, nenhum dia passou em branco e o mês terminou com um número mais do que satisfatório de reproduções.

É claro que setembro só poderia ser iniciado com uma música: a clássica September, do Earth, Wind & Fire (e sim, eu precisava fazer isso). Os dias que vieram em seguida tiveram uma predominante influência das trilhas sonoras de Atômica e Bingo: O Rei das Manhãs, além de manter a presença das canções de Em Ritmo de Fuga. De igual importância foram algumas das apresentações do último Rock In Rio, cujos artistas também aqui marcaram presença. Também não dá para deixar de notar a presença de Saturday Night's Alright (For Fighting) do Elton John, uma das principais faixas do recente Kingsman: O Círculo Dourado, fechando o período.

Dos lançamentos do mês, os mais vitais foram Concrete and Gold do Foo Fighters, Wonderful Wonderful do Killers e o autointitulado do Prophets of Rage, álbuns inteiramente diferentes, mas ainda assim muito interessantes. Ainda desse ano, vale novamente o destaque para o Defying Gravity do sempre excelente Mr. Big. O mesmo pode ser dito sobre os mais antigos, mas ainda assim brilhantes, El Camiño do Black Keys e Lust For Life do Iggy Pop. E o que dizer de Simple Minds, Thin Lizzy, Machine Head, Pink Floyd, Iced Earth, Black Sabbath e Iron Maiden? Já são figurinhas carimbadas em minhas playlists e também na minha vida, sempre marcando presença, ainda que de formas inesperadas.

Confira abaixo a playlist de setembro de 2017: