segunda-feira, 24 de abril de 2017

"Sorria, você está na barriga do monstro!" - A resenha do episódio "Smile" de Doctor Who (S10E02, 2017)


Após ter dado início a sua 10ª temporada de modo divertido e com bom ritmo, Doctor Who retornou nessa semana em um episódio que manteve a qualidade apresentada anteriormente. Smile foi uma boa aventura que tratou de temas importantes, teve sua dose de horror e soube usar o humor ao seu favor, estando ele muito presente nas interações entre o Doutor e Bill, sua nova parceira.

Falando da dupla, muito do roteiro girou em torno deles, dando continuidade aos eventos da última semana e desenvolvendo Bill, bem como sua relação com o protagonista. E dá um certo gosto em ver que existe química entre Peter Capaldi e Pearl Mackie, ambos cada vez mais mais a vontade em seus papeis. Mas é interessante ver como o Doutor está se portando com sua nova companion, tentando evitar ao máximo que ela se machuque (ou pior), mesmo que ela nunca lhe dê ouvidos e vá direto no coração do perigo.

O episódio explorou, ainda, assuntos como a senciência dos robôs, escravidão e independência, tudo para compreender melhor o que os microrrobôs Vardy estavam fazendo com aquela colônia do que restou da população humana. Curioso ver que, novamente, os antagonistas não foram abordados como vilões no sentido clássico da palavra, mas como criaturas mal compreendidas que não sabem como se portar adequadamente. Talvez isso ainda vá acontecer mais vezes, para contrastar com o retorno de Missy e a aparição do Mestre de John Simm no final da temporada.

Doctor Who segue um rumo interessante no momento, com vários conceitos interessantes e muito humor em cada episódio. O que significa que algo épico e dramático vem pela frente, para encerrar as passagens de Capaldi e Moffat na série em grande estilo. Então, não se deixem enganar e já preparem os lenços. Mas, por hora, vale aproveitar o que vem sendo oferecido, que não é pouco.

CONFIRA A PRÉVIA DO PRÓXIMO EPISÓDIO, THIN ICE: