segunda-feira, 17 de abril de 2017

"Ôôôôô, Doctor Who voltôôô" ♫ - A resenha de "The Pilot" (S10E01, 2017)


FINALMENTE! Após mais de um ano de hiato, pontuado apenas pelos especiais de Natal The Husbands of River Song e The Return of Doctor Mysterio, a série britânica Doctor Who retorna para sua 10ª temporada, que marca a despedida do showrunner Steven Moffat, dono do cargo desde 2010. Também é o adeus de Peter Capaldi, ator que interpreta a 12ª encarnação do Doutor, fazendo sua estreia nos minutos finais do episódio especial The Time of the Doctor, em 2013.

Nada disso foi impeditivo, porém, para que o programa retornasse de maneira leve e divertida - ao seu modo. Com a estreia de Pearl Mackie como a companion Bill e o retorno do comediante Matt Lucas como Nardole, que já havia aparecido nos últimos dois especiais, The Pilot soube equilibrar comédia e tensão, ao mesmo tempo que apresentava sua nova personagem e a inseria nesse louco universo de viagens pelo tempo e pelo espaço, vilões nada convencionais, aventuras imprevisíveis e um protagonista que se mostra cada vez mais excêntrico.

É justamente a novata quem mais se destaca no episódio. Bill faz com que a trama gire em torno de sua sexualidade, com a antagonista do episódio sendo uma garota por quem ela se apaixona, mas que se comporta de um jeito muito estranho. A nova companheira também se mostra pouco convencional, fugindo do comum em relação a suas antecessoras ao ser apresentada a todo o mundo e os conceitos com que o Doutor convive diariamente, seja a TARDIS e o fato de ser maior por dentro, ou os Daleks por si só. Suas reações a todas essas novidades são alguns dos pontos altos do humor aqui visto.

Impossível também não citar as interações entre o protagonista e Nardole. Há uma grande química entre Peter Capaldi e Matt Lucas, algo que já foi possível conferir no último especial de Natal e que se confirma aqui. A relação entre os dois é natural e rende outros ótimos momentos de humor. Com o desenrolar da temporada, a chance é grande que o desenvolvimento do relacionamento dos dois com Bill renda cenas divertidíssimas, no mesmo nível daquelas entre David Tennant e Catherine Tate durante a 4ª temporada.

O episódio ainda merece uma menção a seus easter eggs. As várias chaves de fenda sônica da série clássica, além dos retratos de Susan (a neta do Doutor, que acompanhou sua 1ª encarnação, interpretada pelo lendário William Hartnell) e de River Song, foram o suficiente para aquecer o coração dos mais aficionados. A "vilã" da semana também se mostrou relevante, com um conceito interessante que levou a um comovente momento com Bill, dada sua relação com a jovem.

The Pilot veio para mostrar que a demora foi justificada e a espera valeu a pena. Um início até simples e divertido para uma temporada que promete ser ambiciosa, com o resgate de de conceitos antigos e o retorno de antigos vilões. Mas se esse episódio serve como indicativo, os fãs podem esperar coisas boas e grandiosas da despedida de Moffat e Capaldi de Doctor Who.

CONFIRA A PRÉVIA DO PRÓXIMO EPISÓDIO, SMILE: