segunda-feira, 3 de abril de 2017

BALANÇO MUSICAL - Março de 2017


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º.

Março foi um mês curioso: embora eu tenha ouvido bastante música, não me aventurei tanto no mar de artistas e álbuns desconhecidos que ainda me resta desbravar. Ao invés disso, joguei seguro e aproveitei o período para resgatar clássicos, sejam unânimes ou pessoais, e continuar a explorar o que de melhor conheci nos últimos meses. Talvez seja um reflexo direto de fevereiro e seus 28 novos álbuns, que me deu material o suficiente para eu poder me aprofundar, mas que também me deixou com pouco espaço para relembrar de velhos conhecidos, prática que realizo com uma certa frequência.

A banda de maior destaque nos últimos 31 dias foi, certamente, Iced Earth, a quem ouvi quase que religiosamente após conhecer o excelente The Dark Saga (motivo pelo qual o Spawn é a capa do post e da playlist) e que me fez ir atrás de outros álbuns dos caras, como o ainda desconhecido Burnt Offerings ou os já familiares Horror Show e Alive In Athens. O fato é que redescobri o grupo graças a tudo isso e passei a apreciá-los bem mais do que antes, e não pretendo parar minhas audições por aqui. Música é algo engraçado, não? Às vezes você conhece certos artistas e eles não te cativam tanto no momento, mas, quando você dá a eles uma nova chance no futuro, vira um vício instantâneo. Exatamente como nesse caso.

Outras influências importantes foram os filmes que estrearam no mês que se passou, como Logan e Kong: A Ilha da Caveira, que colocaram Johnny Cash e Creedence Clearwater Revival nas playlist, ou mesmo Power Rangers, o qual ainda não tive a oportunidade de conferir, mas que, só por seu lançamento, já foi o suficiente para trazer a tona toda a nostalgia envolvendo a clássica série e sua abertura (aliás, esse CD Power Rangers Redux é excelente em seu todo). Ainda tivemos o festival Lollapalooza no último fim de semana de março, que trouxe um pouco mais de Metallica e The Strokes para minha vida.

Essa, ainda, foi a primeira vez que grupos clássicos como Sex Pistols, Deep Purple e The Beatles apareceram na seleção do mês, pelo simples fato de que me deu vontade de ouvi-los. Certamente eles voltarão a dar as caras por aqui no futuro. De resto, bandas que já são recorrentes de minhas playlists, como Manic Street Preachers, Rush, Iron Maiden, Judas Priest e por aí vai. Fechando a lista com chave de ouro, a excelente faixa Steambreather, do também excelente novo álbum do Mastodon, Emperor of Sand, que ganhará uma análise mais aprofundada no blog nos próximos dias.

Confira abaixo a playlist de março de 2017: