segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

BALANÇO MUSICAL - Dezembro de 2019


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre na primeira segunda-feira útil de cada mês.

Dezembro foi o que dezembro costuma ser: um encerramento, um fechamento do resto do ano. Ou seja, nada de muito relevante acontece. Mas esse, ao menos, foi divertido e consideravelmente tranquilo. Os momentos ao lado das pessoas realmente importantes para nós, em principal durante o período festivo, dificilmente fazem do mês desagradável. E ainda tive a chance de conferir Star Wars: A Ascensão Skywalker, filme do qual pretendo falar por aqui em breve, pude ver o Liverpool ser campeão mundial, finalizei com sucesso o #365hqs em meu Instagram... Então, dá para dizer que o saldo foi positivo.

O mesmo dá para se dizer quando o assunto é música. Depois da singela queda vista em novembro, dezembro retomou os números mais elevados de consumo musical, ainda que estejam um pouco abaixo do que eu vinha apresentando ao longo do ano. De acordo com meu last.fm, foram 2.774 reproduções durante o último mês (uma média de 89 por dia), que incluíram 656 artistas, 1.098 álbuns e 2.355 faixas diferentes. Belos números que concluíram com chave de ouro meu 2019, ano em que eu mais ouvi música disparado, que acabou com 35.700 reproduções, englobando 2.786 artistas, 7.012 álbuns e 14.420 faixas distintas durante os últimos 12 meses.

E foi, como eu disse, um período sem grandes novidades, que me deixou basicamente revisitando alguns velhos conhecidos ou reouvindo alguns dos melhores lançamentos do ano. Ainda assim, vale ressaltar algumas coisas interessantes em meus DESTAQUES DO MÊS, que podem ser conferidos logo a seguir.

ARTISTAS DO MÊS:

- David Bowie

- The Doors

- Foo Fighters

- The Black Keys

- Jon & Vangelis

- Yes

- Simple Minds

- Black Sabbath

- Oasis

ÁLBUNS DO MÊS:

- The Who - WHO (2019)

- Rob Halford - Celestial (2019)

- Soen - Lotus (2019)

- King Hobo - Mauga (2019)

- Volbeat - Rewind, Replay, Rebound (2019)

- Steven Wilson - Hand Cannot Erase (2015)

- Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium (2006)

- Million Dollar Quartet - The Complete Million Dollar Quartet (2006)

- The Gathering - Madylion (1995)

- Traveling Wilburys - The Traveling Wilburys, Vol. 3 (1990)

- The Clash - London Calling (1979)

FAIXAS DO MÊS:

- Demon & Wizards - Diabolic (2019)

- She & Him - Happy Holiday (2019)

- Marillion - The Last Straw/Happy Ending (1987)

- Duran Duran - Notorious (1986)

- The Alan Parsons Project - Eye In The Sky (1982)

Confira, por fim, a playlist feita durante o mês de dezembro de 2019:



CONFIRA TAMBÉM AS OUTRAS PUBLICAÇÕES DO BALANÇO MUSICAL EM 2019:

Janeiro;

Fevereiro;

Março;

Abril;

Maio;

Junho;

Julho;

Agosto;

Setembro;

Outubro;

Novembro.