(arte por Gabriel Picolo)
Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º, com exceção de hoje, porque não deu tempo antes.
Junho se foi num piscar de olhos (o mesmo pode ser dito sobre esta primeira metade de 2019). Quando acabou, parei para pensar sobre o mês e percebi que não foi nada demais. Quer dizer, não foi o melhor, mas também não foi o pior, e ficou por isso aí mesmo. Eu meio que apenas existi nesses últimos 30 dias, sem nada muito marcante ou digno de nota. Foi tão irrelevante que eu nem tinha a menor ideia de qual imagem colocar, então tive que resgatar esse já clássico desenho do Mutano que viralizou no último ano durante a Copa do Mundo. Por outro lado, só de não ter sido ruim já fez dele agradável, e a tranquilidade que tive nas últimas semanas... Ah, isso é algo inigualável.
Felizmente, a música não parou nesse tempo todo. Quer dizer, deu uma desacelerada. Diminuí mais um pouco meu consumo em relação aos últimos três meses de resultados estratosféricos, e mesmo assim os números se mantiveram elevados. De acordo com meu last.fm, foram 2.807 reproduções em junho, o que inclui 710 artistas, 1.179 álbuns e 2.100 faixas diferentes, em uma média de 93 por dia. Aparentemente, esta queda deve continuar se repetindo em meu futuro breve, que pretendo usar cada vez mais para me dedicar a outras atividades (sem deixar esta minha paixão de lado, claro).
Mais uma vez, dá para dizer que o mês foi dedicado ao Rock, mas não aos mesmos nomes de sempre, e também não fazendo o de sempre. Uma boa dose de experimentalismo passou por meus ouvidos, vindo de gente consagrada como Bruce Springsteen, Duff McKagan, Santana e até mesmo Rammstein. E ouvi muita coisa recente também, alguns belos lançamentos, mesclados com alguns resgates necessários e alguns artistas dos quais aparentemente não consigo me desvincilhar. E você pode conhecer quais são eles em meus DESTAQUES DO MÊS logo abaixo:
ARTISTAS DO MÊS:
- Yes
- AC/DC
- Elton John
- Van Halen
- Tears For Fears
- Joy Division
- Vintage Trouble
ÁLBUNS DO MÊS:
- Diamond Head - The Coffin Train (2019)
- Rammstein - Rammstein (2019)
- Duff McKagan - Tenderness (2019)
- Santana - Africa Speaks (2019)
- Baroness - Gold & Grey (2019)
- Bruce Springsteen - Western Stars (2019)
- Paul McCartney - Egypt Station (Explorer's Edition) (2019)
- Noel Gallagher's High Flying Birds - Black Star Dancing (EP) (2019)
- The Raconteurs - Help Us Stranger (2019)
- Hollywood Vampires - Rise (2019)
- The Black Keys - "Let's Rock" (2019)
- Tyler Brandt & The Shakedowns - Truth and Lies (2019)
- Leonard Cohen - The Future (1992)
- Danger Danger - Danger Danger (1989)
- Mr. Big - Mr. Big (1989)
FAIXAS DO MÊS:
- Pixies - On Graveyard Hill (2019)
- Volbeat - Last Day Under The Sun (2019)
- Bad Religion - Infected (1994)
- Rush - Presto (1989)
Confira, enfim, a playlist feita durante junho de 2019: