terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

BALANÇO MUSICAL - Janeiro de 2019


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º, com exceção de hoje, porque não deu tempo nos últimos dias.

O ano começou não muito diferente do que o costumeiro: lentamente. Nada saiu muito do lugar, nenhuma mudança drástica se deu nos últimos dias e as velhas preocupações permaneceram, ainda que não tão intensamente. Janeiro, no fim, foi um mês mais de introspecção e de uma tentativa de se organizar para o que está por vir pelo resto de 2019. Foi também o momento de seguir os passos de muitos outros (em especial da Isabelle Felix, grande idealizadora do projeto e que mostrou o caminho para todos os demais) e iniciar um #365hqs em meu Instagram (@marcus_vf7), em que estou lendo e resenhando rapidamente um quadrinho por dia até o final do ano, então vale a conferida.

E talvez este tenha sido um dos motivos que me fizeram consumir tanta música durante os 31 dias que se passaram. De acordo com meu last.fm, foram 2.627 reproduções durante este tempo, o que inclui 722 artistas, 1.280 álbuns e 2.159 faixas diferentes, superando o recorde de setembro de 2018 e se tornando o meu maior mês musicalmente falando até o momento. Outra marca batida foi a de scrobbles em um único dia, em que alcancei o elevado número de 147 em 18 de janeiro, prevalecendo por 5 o estabelecido anteriormente em 21 de novembro de 2018 (142).

Números tão elevados não poderiam vir em melhor hora, justamente no ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS DO BALANÇO MUSICAL. Tem sido uma longa, porém prazerosa, jornada vir aqui e escrever um pouco mais sobre música todos os meses, ainda que a pontualidade tenha estado um pouco em falta nas últimas edições. Aliás, pontualidade não tem sido o meu forte com o blog como um todo, seja aqui, no especial sobre os 80 anos do Superman ou mesmo nos Melhores do Ano (que vão sair em breve, prometo!)... Mas é algo que eu espero conseguir mudar neste ano que está apenas começando.

Justamente pensando nisso que trago algumas mudanças para os DESTAQUES DO MÊS, seção que estreou no último ano e acrescentou bastante ao projeto, mas que estava trabalhosa demais de ser feita no formato que adotei. Escrever comentários e até mini-resenhas para minhas escolhas de indicação é algo que consome muito do meu tempo e energia para realizar as postagens, então irei manter tais destaques, mas sem os textos que os seguiam, apenas falando de forma geral sobre as escolhas, para resgatar a dinamicidade que o Balanço Musical possuía em sua primeira temporada.

Como disse anteriormente, pouco mudou neste último janeiro, em contraste ao do ano anterior, que foi uma verdadeira montanha-russa de emoções. Então, houve espaço para um pouco de tudo, desde clássicos absolutos a novidades avassaladoras, de músicas agressivas a faixas suaves e encantadoras, indo do Death Metal ao Pop Jazz sem muitas dificuldades. Você pode conferir quais os artistas, álbuns e faixas e melhor representaram este mês logo a seguir:

ARTISTAS DO MÊS:

- Paul McCartney & The Wings;

- David Bowie;

- Megadeth;

- Metallica;

- a-ha;

- Rush;

- Mr. Big;

- Trivium.

ÁLBUNS DO MÊS:

- Soilwork - Verklighten (2019);

- The Twilight Sad - It Won't Be Like This All The Time (2019);

- Rival Sons - Feral Roots (2019);

- Bruce Springsteen - The River (1980);

- Arielle - Mind Lion [EP] (2018);

- Tyler Bryant & The Shakedown - Wild Child (2013);

- Led Zeppelin - Led Zeppelin (1969);

FAIXAS DO MÊS:

- Dream Theater - Fall into the Light (2019);

- Within Temptation - In Vain (2019);

- Norah Jones - Flipside (2016);

- Daryl Hall & John Oates - Private Eyes (1981);

- Duran Duran - Save a Prayer (1982).

Confira, enfim, a playlist feita durante janeiro de 2019: