terça-feira, 2 de abril de 2019

BALANÇO MUSICAL - Março de 2019


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º, com exceção de hoje, pois estive ocupado.

Março foi... OK, eu acho. Quer dizer, as mesmas complicações de sempre seguem a assolar minha vida, e eu não consegui assistir Capitã Marvel no cinema até agora (mesmo tendo escolhido ela como "tema" deste mês), mas certos eventos fizeram tudo ficar (ao menos um pouco) melhor. A vida tem dessas: assim como um dia ruim pode colocar a vida de alguém em um verdadeiro inferno, um mísero dia bom também pode mudar tudo, tendo repercussões importantes que podem vir a perdurar por muito tempo. Mas ainda resta muita luta, muitas coisas a serem corrigidas, muitas vitórias a serem conquistadas, e não dá para perder tempo deslumbrado com um mero detalhe.

Enquanto tudo isso ocorre, eu ouço música. Muita música. Talvez mais do que eu já cogitei ouvir um dia. Pois é, como vocês já devem imaginar, mais uma vez eu bati meus recordes, superando o que havia estabelecido em janeiro deste ano sem maiores dificuldades e com uma considerável distância. Março se encerrou contabilizando impressionantes 3.428 reproduções em meu last.fm (uma média de 110 por dia), o que inclui 849 artistas, 1.621 álbuns e 2.474 faixas diferentes. Também bati meu dia com mais músicas escutadas (153 no último dia, enquanto o anterior era de 147 em 18 de janeiro deste ano), assim como minha melhor semana (este só disponível pelo last.fm e sua métrica estranha que começa a contar nas quintas-feiras). E acho que estes números devem permanecer aí por um bom tempo, de tão extravagantes que foram.

No meio disso tudo, é de se imaginar que houve uma boa variedade de sons e estilos, o que de fato aconteceu. Um predomínio do Rock e seus mais variados subgêneros, é claro, mas também garantindo espaço para estilos como Pop Oitentista, Blues e até um pouco de Rap. Inegável, porém, é o largo destaque do Hard Rock durante os últimos 31 dias, algo que fica bem evidente em meus DESTAQUES DO MÊS, que podem ser vistos a seguir.

ARTISTAS DO MÊS:

- Mötley Crüe;

- Rush;

- AC/DC;

- Megadeth;

- Led Zeppelin;

- The Beatles;

- Beastie Boys

ÁLBUNS DO MÊS:

- Pond - Tasmania (2019);

- Queensrÿche - The Verdict (2019);

- Pet Shop Boys - Agenda (EP) (2019);

- Tedeschi Trucks Band - Signs (2019);

- Gary Clark Jr. - This Land (2019);

- Volbeat - Let's Boogie! (Live From Telia Parken) (2018);

- Yes - Fragile (1972)

FAIXAS DO MÊS:

- The Black Keys - Lo/Hi (2019);

- Vintage Trouble - Don't Stop Forever (2019);

- Baroness - Borderlines (2019);

- Trivium - Pillar of Serpents (2019);

- Steve Wilson - Luminol (Live) (2012);

- New Order - Blue Monday (1983);

- Bad Company - Electricland (1982)

Confira abaixo, enfim, a playlist feita durante março de 2019: