segunda-feira, 22 de maio de 2017

DUPLO DOCTOR WHO! As resenhas dos episódios "Oxygen" e "Extremis" (S10E05 & S10E06, 2017)


Eu pretendia manter a periodicidade das minhas resenhas semanais dos episódios da décima temporada de Doctor Who, mas semana passada estive tão ocupado que infelizmente não achei tempo nem para assistir ao recém-lançado Oxygen. Agora, porém, estou novamente em dia com a série e, para compensar a falta de postagem nos últimos dias, escreverei sobre as duas mais recentes aventuras do Doutor: o já citado Oxygen e Extremis

E devo dizer: se tem algo que não faltou nesses dois capítulos, certamente foi qualidade. Confira na sequência os comentários individuais sobre eles:

OXYGEN:

Um excelente episódio de terror e suspense, Oxygen trouxe, além de ótimas atuações (como já é de praxe), uma forte crítica ao capitalismo e o valor que é posto à vida humana, cada vez mais tida como moeda de troca em retorno do desenvolvimento econômico. O roteiro foi escrito com maestria para conseguir encaixar o tema e o gênero, ao mesmo tempo que seu desenvolvimento foi meticuloso para todas as sacadas do Doutor levarem a sua brilhante resolução do problema. E ainda por cima danificou o personagem de um jeito que parece ser sem volta.

EXTREMIS:

Acho impressionante como Moffat gosta de ferrar com a cabeça dos espectadores. Em um episódio a altura de clássicos contemporâneos como Blink e Last Christmas, vemos um conceito interessante como realidades simuladas sendo explorado de forma brilhante, em uma trama que pega elementos de Código Da Vinci e Matrix emprestados e os joga em toda uma atmosfera de suspense e urgência. Também tivemos o retorno de Missy, confirmando de uma vez por todas que (ALERTA DE SPOILERS, selecione o texto por sua conta e risco) é ela quem está dentro do cofre.

E a décima temporada segue me surpreendendo, contando excelentes histórias e mostrando todo o entrosamento existente entre os atores. Um grande e épico final vem sendo montado ao fundo, e é certo que tanto Oxygen quanto Extremis trouxeram certas implicações que serão essenciais no desfecho. Só nos resta aguardar pela conclusão do envolvimento de Steven Moffat e Peter Capaldi com a série.

CONFIRA A PRÉVIA DO PRÓXIMO EPISÓDIO, THE PYRAMID AT THE END OF THE WORLD:


Não tinha como deixa essa imagem de fora do post, mas eu não sabia muito bem onde encaixá-la, então vai aqui mesmo.