terça-feira, 2 de maio de 2017

BALANÇO MUSICAL - Abril de 2017


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º.

Apesar deste ter sido outro mês em que a música esteve bastante presente em minha vida (talvez até mais que nos três últimos), não houve muita variação em abril. Led Zeppelin se destacou nos últimos dias por conta do trailer de Thor: Ragnarok, o qual conta com Immigrant Song como trilha sonora e que, por sua vez, me deixou com tanta vontade de escutar a banda a ponto de eu agora estar revisitando sua discografia completa, uma experiência que vem sendo fantástica e que recomendo a todos os que estiverem dispostos. Assim, na playlist, cada música dos britânicos corresponde a um dia que ouvi um de seus álbuns.

Deixaram suas marcas também The Beatles (e Paul McCartney solo) e alguns artistas presentes na trilha sonora de Guardiões da Galáxia Vol. 2, como Fleetwood Mac e Electric Light Orchestra (ELO para os íntimos), assim como alguns álbuns aniversariantes do mês que passou, como o Seventh Son of a Seventh Son do Iron Maiden, o homônimo do Whitesnake (ou 1987) e o Sonic Temple do The Cult, três clássicos que merecem várias e várias ouvidas, sejam seguidas ou ao longo da vida. Ainda, Mastodon e as músicas do ótimo Power Rangers Redux voltaram a marcar presença, como uma continuação de março.

De resto, algumas aleatoriedades. Revolution Calling do Queensrÿche apareceu nas minhas "Descobertas" da Semana no Spotify (sendo que eu já conheço a música há anos), Battle of the Heroes foi minha forma de demonstrar entusiasmo com o trailer de Star Wars: Os Últimos JediOn Melancholy Hill é a representante da vontade que tive de ouvir Gorillaz por conta do lançamento de Humanz, Michael Jackson agraciou minha audição com seu excelente álbum Off The Wall, enquanto Queen, David Bowie e Gang of Four estão presentes simplesmente porque tive vontade de ouvi-los, especialmente o último grupo, já que fazia algum tempo que não escutava Entertainment, um dos álbuns que mais marcaram meu 2016.

Confira abaixo a playlist de abril: