sexta-feira, 12 de julho de 2013

5 filmes que mudaram a história das adaptações de heróis

Hoje, dia 12/07, é a estréia nacional do novo filme do Superman, "O Homem de Aço" (ou "Man of Steel", no título original). Devo dizer que não sou o maior fã do personagem, mas estou muito afim de ver esta nova adaptação, dirigida por Zack Snyder e produzida por Christopher Nolan e David S. Goyer. Uma visão mais realista e repleta de ação de suas origens era algo necessário há muito tempo, especialmente após o fiasco de "Superman Returns". Claro que demorou até chegar a este ponto, com muitos lançamentos de sucesso e fracassos que moldaram o gênero. Pensando nisso, escolhi 5 dos quais acredito que sejam os mais importantes filmes de herói no cinema. Eles não estão em ordem de importância, e sim em ordem cronológica (mas, se formos pensar, dá na mesma, cada um contribuiu com algo diferente em sua respectiva época). Confira abaixo:

Superman - O Filme (Superman - The Movie, 1978)

Como eu disse, não sou o maior fã do Superman. Porém, sua influência é inegável, tanto no mundo dos quadrinhos quanto no mundo do cinema. Esta é a que pode ser considerada a primeira adaptação de herói, ou, ao menos, a primeira boa adaptação. "Superman - O Filme" é considerado um marco da história dos filmes, devido a sua fidelidade às HQs, seu bom roteiro, seu efeitos revolucionários (fazer um homem voar naquela época era algo impressionante) e o elenco repleto de estrelas como Marlon Brando, Gene Hackman e Christopher Reeve. Hoje pode parecer velho e desatualizado, mas sem dúvidas foi importante em seu tempo e pode ser considerado um clássico. Se não tivesse emplacado, provavelmente as coisas seriam diferentes.

Batman (Batman, 1989)

A série de TV dos anos 1960 estrelada por Adam West foi muito importante para o Batman, pois o popularizou ainda mais. Porém,  devido a sua visão voltada ao público infantil, fez também com que ele se tornasse uma piada com o passar dos tempos. Em meados da década de 1980, porém, o personagem começou a recuperar seu lado mais sombrio e voltado para o público adulto, com a publicação de HQs como "Batman: Ano Um", "Batman: A Piada Mortal" e "Batman: O Cavaleiro das Trevas". O filme dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton e Jack Nicholson também ajudou-o neste quesito. "Batman" tem um clima um tanto tenso, sendo fiel às histórias da época e tendo ótimas interpretações de seus astros. Não fosse pela trilogia de Christopher Nolan, este seria o meu preferido do homem morcego.

Homem-Aranha (Spider-Man, 2002)

Uma época um tanto quanto conturbada: o recente fracasso de "Batman & Robin" (bat-mamilos, anyone?) e o sucesso de "X-Men" confundiu as pessoas em questão às adaptações de heróis dos quadrinhos ao cinema. Mas este foi o filme que veio para colocar as coisas de volta no lugar. O "Homem-Aranha" de Sam Raimi trouxe ótimos efeitos, um bom elenco e uma história interessante das origens de um dos personagens mais queridos dos fãs de HQ. É emocionante em diversos aspectos, e também foi o responsável por popularizar a frase "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades". Apesar de gostar do recente "O Espetacular Homem-Aranha", ainda considero este aqui melhor por vários motivos.

Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)

Realista, sombrio, intenso, genial, repleto de ação. "Batman Begins" pode ter iniciado tudo, com sua abordagem extremamente realista, história bem feita (baseada em "Batman: Ano Um") e semelhança com algumas das melhores HQs do personagem, mas este aqui amadureceu tudo o que foi visto anteriormente e ainda adicionou mais elementos envolvendo tecnologia, dilemas morais e outras diversas coisas que só foram possíveis graças às mentes brilhantes e insanas de Christopher Nolan e seu irmão Jonathan. Fora, claro, as atuações de Christian Bale e Heath Ledger como os melhores Batman e Coringa já vistos nas telas (até o momento). "Batman: O Cavaleiro das Trevas" não é apenas uma das melhores adaptações já feitas, mas também um dos melhores filmes da história.

Os Vingadores (The Avengers, 2012)

Este filme é o mais puro deleite nerd. Um grupo de heróis, um elenco recheado de astros, um roteiro simples mas extremamente sólido, sequências de ação estonteantes, tiradas engraçadíssimas e um Robert Downey Jr. em ótima forma. Não interessa se "Homem de Ferro 2" não foi tão bom quanto o primeiro, se "Thor" e "Capitão América - O Primeiro Vingador" foram fracos e se mudaram o ator que interpreta o Hulk, "Os Vingadores" é simplesmente animal e te faz esquecer de tudo o que veio anteriormente. Se tem uma adaptação que merece ser vista como inspiração para as futuras, com toda a certeza é esta.

MENÇÕES HONROSAS:

X-Men (X-Men, 2000)

Como falei, "Homem-Aranha" veio para colocar as coisas no lugar, mas foi "X-Men" que deu novas esperanças aos fãs de heróis depois do fiasco de "Batman & Robin". Bryan Singer dirigiu uma adaptação muito boa do grupo de mutantes e que encantou a muitos quando foi lançada. Boa história, ótimos efeitos e um elenco com atores como Sir Ian McKellen, Sir Patrick Stewart, Hugh Jackman, Halle Berry e Famke Janssen, simplesmente não dá para não gostar. Uma pena que a franquia se perdeu em "O Confronto Final" e "X-Men Origens: Wolverine", mas se recuperou com o bom "X-Men: Primeira Classe". Estou no aguardo para ver o que vem em "Wolverine - Imortal" e "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido".

Homem de Ferro (Iron Man, 2008)

As duas sequências são boas, mas não conseguem superar o primeiro filme. Ele traz uma ótima versão das origens de Tony Stark e sua transformação em Homem de Ferro, com uma boa dose de ação e um final de explodir a cabeça, além da trilha sonora com direito a músicas do AC/DC e do Black Sabbath. Foi também o longa que trouxe Robert Downey Jr. de volta a boa forma, depois de anos longe dos holofotes. E ainda por cima foi o que fez a Marvel iniciar seu ambicioso plano para "Os Vingadores", e, se não houvesse feito sucesso, provavelmente a excelente adaptação nem sequer existiria.