quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

2015: o que vem por aí


Sempre que um novo ano chega, cria-se uma expectativa por novidades e mudanças em relação ao que foi visto no anterior. E 2015 promete muita coisa bacana, seja pelo que já foi anunciado antes ou pelo que está sendo especulado que pode ocorrer. Teremos muitas potenciais surpresas nos próximos 12 meses em diversas áreas, além daquilo que já está fazendo as pessoas explodirem de tanta espera. Com isso em mente, resolvi falar sobre o que provavelmente abalará o mundo nesse ano, além de deixar clara minha opinião sobre e dizer o que eu mais aguardo. E, desde já, peço desculpas caso tenha deixado algo passar.

FILMES: nesse ano, o mundo está com sua atenção totalmente voltada para "Os Vingadores: A Era de Ultron" e "Star Wars: O Despertar da Força". São seus dois maiores lançamentos, os quais as pessoas já aguardam desde pelo menos 2012. Também serão lançados um novo Mad Max, "A Estrada da Fúria", a conclusão da franquia Jogos Vorazes nos cinemas com "A Esperança, parte 2" e um novo filme de Quentin Tarantino, "The Hateful Eight". Não estou esperando grandes coisas de "Homem-Formiga", "Exterminador do Futuro: Genisys" e do reboot do "Quarteto Fantástico", mas posso (e espero) estar errado. "Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros" é uma verdadeira incógnita para mim, e a novas animações da Pixar, "Divertida Mente" e "The Good Dinosaur", devem seguir aquele padrão de qualidade que conhecemos. Ainda chegarão ao Brasil alguns filmes que foram lançados no exterior na reta final de 2014, como "O Jogo da Imitação", "Birdman", "O Abutre", "Sniper Americano" e "O Ano Mais Violento". E deveremos ser bombardeados com trailers dos lançamentos de 2016, como "Batman v Superman: Alvorecer da Justiça", "Capitão América: Guerra Civil", "X-Men: Apocalipse", "Esquadrão Suicida", "Deadpool" e "Animais Fantásticos e Onde Habitam". 2015 está excelente para falir indo ao cinema.

GAMES: para quem comprou um PlayStation 4 e/ou um Xbox One, esse é o ano que você realmente tirará proveito do(s) console(s). Os mais aguardados por mim são "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", "Batman: Arkham Knight" e o (finalmente!) novo "Star Wars Battlefront", já que sou um fã incondicional das três franquias. Junto a esses, também serão lançados "Uncharted 4: A Thief's End", "Halo 5: Guardians", "Rise of the Tomb Raider", "Mortal Kombat X", "The Witcher 3: Wild Hunt", "Evolve", "Bloodborne", "The Order: 1886" e "Battlefield: Hardline". A Nintendo, por sua vez, vem com um novo "The Legend of Zelda" e, após uma década, um novo "Star Fox", e devem seguir dominando o mercado de portáteis com o 3DS, bem como tendo um relativo sucesso com seus criativos, divertidos e subestimados jogos exclusivos. E sim, teremos novos "Call of Duty" e "Assassin's Creed", além da edição anual de "FIFA", que sempre promete novidades, mas só apresenta mais e mais bugs. Há rumores de que novos "Pokémon" estão em desenvolvimento, bem como um "The Last of Us 2", e existe a possibilidade de "Kingdom Hearts III" ser lançado ainda em 2015. E, para não cometer injustiças, eu espero que os desenvolvedores independentes sigam inovando e nos presenteando com games incríveis.

QUADRINHOS: já sabemos que o Universo Marvel sofrerá um reboot nesse ano, começando com o evento "Everything Ends", que acarretará em uma nova saga das "Guerras Secretas" e assim culminará no que aparenta ser retcons das mais famosas histórias da editora, como "Guerra Civil" e "A Manopla do Infinito", além de novidades como o fim do Universo Ultimate/Millenium, "Inhumans: Atillan Rising", "Spider-Man: Renew Your Vows" e uma nova publicação dos X-Men baseada no desenho de sucesso dos anos 1990. Não se sabe ao certo o que vai gerar toda essa confusão, mas a editora, que agora também detém os direitos de Star Wars nos quadrinhos, ainda tem muito o que fazer com suas publicações atuais, além de novidades como "Uncanny Inhumans" e "The Wolverines". A DC Comics, por sua vez, também deve ver seu universo principal passar por mais um reboot, já que confirmaram o encerramento de 16 de seus lançamentos mensais para 2015. É a chance de se redimirem com seus fieis leitores após a má impressão causada pelas polêmicas de "Os Novos 52", que, apesar de ter acertado a mão em muitos momentos (especialmente com o Batman), foi alvo de muitas críticas. Também é o momento certo para preparar o terreno visando os filmes que vem aí a partir do ano que vem. Ainda assim, eles também tem muito trabalho pela frente com suas HQs atuais.

SÉRIES: 2015 será grande nessa categoria. Além do encerramento das temporadas atuais de Arrow, Flash, Gotham, Suits, Castle e Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. (e o provável retorno de todos esses programas no segundo semestre), teremos o retorno de Game of Thrones para sua quinta temporada e de Doctor Who para sua nona temporada, além de novos episódios para sucessos da Netflix como "House of Cards" e "Orange is the New Black". Também veremos novas séries de herói como "Supergirl", "Titans", a série dos Novos Titãs, e "Krypton", que terá como foco o avô do Superman. Junto a essas, teremos as séries da Marvel exclusivas da Netflix, como "Demolidor" e "AKA Jessica Jones". Há rumores de que "Arrested Development" retornará para sua 5ª temporada, então é bom ficar de olho. Ah, "The Walking Dead", "Supernatural" e "The Big Bang Theory" vão continuar aí pra quem ainda não desistiu, e o final de "Two and a Half Men" está agendado para fevereiro desse ano. Para finalizar, a minissérie "Marvel's Agent Carter" foi exibida na última terça e obteve boa recepção, o que é, ao meu ver, uma boa notícia.

MÚSICA: o Muse lançará, segundo os próprios membros, o álbum mais pesado de suas carreiras, que beira o Metal. O Halestorm divulgará seu novo registro em breve. O Winery Dogs deverá voltar a estúdio ainda nesse ano. O Ghost já confirmou que seu próximo disco sairá nos próximos meses. O Iron Maiden está, segundo informações, em gravações nesse exato momento. O Metallica, se tiver boa vontade, pode lançar algo novo. E o Megadeth está a procura de novos guitarrista e baterista para poder se redimir do fraco "SuperCollider", de 2013. E isso é tudo o que eu sei sobre o assunto para 2015 até o momento. O resto pretendo descobrir e ser surpreendido de forma natural ao longo dos dias que estão por vir.

ESPORTES: depois do anúncio de que Gerrard deixará o Liverpool ao fim de 2014-2015, não tenho como esperar muitas coisas boas. Só espero ser surpreendido nos campeonatos, com resultados inesperados (como o triunfo do Real Sociedad de David Moyes sobre o Barcelona no último fim de semana) e campeões diferentes do habitual. Mas provavelmente vai acontecer o óbvio nos campeonatos europeus, e a Liga dos Campeões deve ter o Bayern de Munique ou o Real Madrid erguendo a taça. Em 2015 ainda tem Copa América e Jogos Panamericanos, então vamos ver o que vem por aí. É isso.