segunda-feira, 2 de abril de 2018

BALANÇO MUSICAL - Março de 2018


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º .


Março costuma sempre ser um mês interessante: as descobertas do desafio musical feito em fevereiro costumam ecoar no que ouço durante o período, com algumas (sempre bem-vindas) adições. Pode fazer a comparação entre as playlists da segunda e terceira postagens do Balanço Musical no último ano: muitas das bandas são as mesmas. É um processo natural e todos tendem a passar por ele. Poxa, se eu conheci um artista diferente e gostei das músicas que escutei, por que eu não iria atrás de mais material do mesmo? É assim que se expande seu conhecimento musical.

Desta vez foi diferente, no entanto. Não totalmente: em comparação com o último mês, artistas como Blondie, Trivium e The Night Flight Orchestra permaneceram na seleção. Mas foram só eles. O resto da lista é composta pelas várias novidades que foram lançadas em fevereiro e março e que pude conferir no decorrer dos últimos dias, influências externas (sendo a principal o Lollapalooza) e, claro, músicas que tive vontade de ouvir aleatoriamente. E o resultado acabou sendo positivo, pois apenas um grupo apareceu mais de uma vez dentro da seleção (os ingleses do Shame), que é uma das mais variadas dentre todas que já fiz para o projeto.

Apesar de algumas adversidades, março acabou sendo, no geral, mais agradável que os meses anteriores, e isso acabou se refletindo tanto na tonalidade da playlist, que conta com bem menos músicas pesadas (seja em instrumental ou em letra) que o habitual, quanto nos números. Foi por pouco que não superei tanto meu recorde de reproduções em um único mês (1.026 em maio de 2017) quanto o de faixas executadas em um dia (94 em 1º de junho último). De acordo com meu last.fm, foram 1.018 músicas ouvidas no período, com 91 delas só no 30. Uma quantidade alta, algo que felizmente também se refletiu na qualidade.

Retornando após sua primeira aparição no post de janeiro estão as Recomendações do Mês, nas quais falarei de forma mais aprofundada sobre meus destaques pessoais. Irei apenas me aprofundar nos principais artistas de março, no entanto, devido a minha atual falta de tempo, e os álbuns e faixas serão apenas citados. Ainda assim, vale a pena checar o que vem a seguir.

ARTISTAS DO MÊS:

- Rush: o trio canadense é uma banda que eu sempre procuro escutar, às vezes mais, às vezes menos. Eles foram parte essencial do meu março, seja nos melhores ou nos mais difíceis momentos, o que de certa forma comprova sua versatilidade. Também acabou por combinar com o lançamento do filme Jogador Nº 1, cujo livro homônimo que o deu origem tem grande influências do grupo. Eu não tinha ideia deste fato até assistir ao longa e depois ir atrás de mais informações sobre a obra original, e foi uma coincidência muito grata.

- Blondie: a principal influência de fevereiro que teve continuidade neste mês. A banda liderada por Debbie Harry é incrível, viciante e conta com um repertório diversificado para nenhum fã de música botar defeito.

- My Chemical Romance: sempre tive um preconceito besta com o movimento Emo, mais por questões visuais do que pelo som em si, mas mesmo assim acabei me distanciando bastante de qualquer coisa relacionada, entrando em contato com uma outra música esporadicamente. Uma delas é Dead! do My Chemical Romance e, por gostar da faixa, acabei dando chance ao álbum The Black Parade. Não me arrependo, fiquei impressionado com a qualidade e certamente irei atrás dos outros trabalhos do grupo liderado por Gerard Way.

- Judas Priest: o lançamento de Firepower colocou os ingleses de volta no meu radar. A força e qualidade indiscutível do novo trabalho me fez ter vontade de revisitar alguns clássicos.

- Volbeat, Pearl Jam e The Killers: apesar de pouco em comum, as três bandas fizeram parte do último Lollapalooza e acabaram marcando parte importante do meu mês.

- Oasis: uma das bandas que mais marcou minha vida não precisa de justificativa para aparecer aqui. Mas o bom show de Liam Gallagher no Lollapalooza teve grande influência nesse processos.

ÁLBUNS DO MÊS:

- My Chemical Romance - The Black Parade

- Judas Priest - Firepower

- Shame - Songs of Praise

- Steven Wilson - To The Bone

MÚSICAS DO MÊS:

- Shame - Concrete

- Rush - The Garden

- Pet Shop Boys - West End Girls

- My Chemical Romance - Teenagers

- T-Rex - Get It On

Confira abaixo a playlist de março de 2018: