terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Homem-Aranha, (finalmente) de volta ao lar


Acordei hoje achando que seria mais um dia OK, pra cumprir tabela e sem esperar grandes coisas. Eu não poderia estar mais enganado. Logo pela manhã fiquei sabendo, por intermédio de um amigo que viu um tweet de uma página nada a ver com o assunto, que a Marvel e a Sony chegaram a um acordo para compartilharem o Homem-Aranha no cinema. Fomos atrás de mais informações em fontes confiáveis e era realmente verdade. Nunca na minha vida fiquei tão animado com uma notícia, talvez só quando anunciaram Batman v Superman com inspiração na HQ "Batman: O Cavaleiro das Trevas", o primeiro trailer de "Star Wars: O Despertar da Força" e uma adaptação do arco "Guerra Civil" para o cinema no terceiro filme do Capitão América.

Não tem como eu ficar mais animado com essa bomba que pegou o mundo de assalto em plena calada da noite (o anúncio foi feito por volta das 3h da manhã aqui no Brasil). O Homem-Aranha é meu personagem favorito dos quadrinhos (junto com o Batman), fez parte da minha infância, adolescência e nesse início da vida adulta, tem ótimas histórias e arcos e é o herói mais próximo de um cidadão comum que existe. Mas ele vinha sendo judiado no cinema já faz um tempo, desde o tenebroso "Homem-Aranha 3" e nos dois filmes do reboot "O Espetacular Homem-Aranha", que, apesar de eu não odiar como muitos fazem, assumo que ambos são adaptações BURRAS e longas medíocres, que tem na atuação de Andrew Garfield (o qual é fã do aracnídeo desde criança) e em sua química com Emma Stone os seus melhores momentos (fora essa música sensacional). Ao mesmo tempo, a Marvel vinha fazendo um trabalho exemplar com seu Universo Cinematográfico, levando às telas produções excelentes como "Homem de Ferro", "Os Vingadores", "Capitão América: O Soldado Invernal" e "Guardiões da Galáxia", então eu torcia para que o estúdio conseguisse os direitos do aracnídeo e integrasse-o ao plano.

Com o famigerado vazamento dos emails da Sony, ficamos sabendo que existiam de fato negociações entre a Sony Pictures e a Marvel Studios para compartilhar o personagem, assim algumas ideias bizarras, como um filme do Sexteto Sinistro com o teioso como personagem secundário, um filme das mulheres do universo do Homem-Aranha e um filme focado na TIA MAY (!!!). Infelizmente, ninguém sabia exatamente por quantas andavam essas conversas, até que hoje foi confirmado que finalmente chegaram a um acordo e um NOVO Homem-Aranha aparecerá em um dos próximos filmes da Marvel (grandes chances de ser em "Capitão América: Guerra Civil", inclusive há fontes que já cravam isso) e receberá um novo filme solo em 27 de julho de 2017 (provável data brasileira, enquanto o resto do mundo o receberá no dia 28), com Kevin Feige da Marvel e Amy Pascal da Sony produzindo o longa. O acordo também diz que a Sony financiará as adaptações, terá a palavra final sobre elas e irá financiá-las, enquanto a Marvel não pagará nada e terá a liberdade e direção criativa para fazerem o que sabem de melhor e assim trazer qualidade de volta à franquia. Avi Arad e Matt Tolmach ficaram apenas como produtores executivos.

Acho que já deu pra perceber que, para mim, essa é a melhor coisa que poderia acontecer com o teioso. A Marvel sabe o que faz, e pudemos ver a prova cabal disso com "Guardiões da Galáxia", uma equipe de personagens C ou D da editora e que hoje é uma das maiores sensações da Casa das Ideias graças a um filme excelente. Eles tem a competência para botar o Aranha de volta nos trilhos e ainda o inserir em seu Universo Cinematográfico de forma natural e eficiente. Tudo o que eu espero é que não contem pela terceira vez a história de origem de Peter Parker, e sim façam breves referências e partam logo para o que interessa: ação e uma trama convincente, sem melodramas desnecessários. Ah, e é quase certo que Andrew Garfield não voltará ao papel, então que escalem algum cara jovem e bom ator, de preferência pouco conhecido e que possa convencer como um nerd tímido que se modifica totalmente ao usar o clássico traje.

"Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades." Essa frase nunca teve tanto sentido quanto hoje. Está tudo em suas mãos, Marvel, então por favor não nos decepcionem. E eu sei que não irão.

"Kept you waiting, huh?"