segunda-feira, 24 de junho de 2013

(Re)Começo.

Senhoras e senhores, é com muita alegria que escrevo essa mensagem de boas vindas. Alegria, sim, mas com uma mistura de nostalgia. E uma leve sensação de deja-vu. OK, você que está lendo provavelmente não deve estar entendendo muita coisa, mas esta não é a primeira vez que faço isso. Este não é meu primeiro blog. Eu já fui (sou, porque ele nunca deixou de existir) dono do blog Bar Obi-Wan, e já passei por esta situação lá em 2009. Então, não é nenhuma novidade para mim. Porém, é um novo desafio.

Por quê? Vou explicar: o Bar Obi-Wan foi um blog muito feliz, gosto bastante dele e de todo o trabalho feito por lá. Foram ótimos os tempos em que escrevi nele, eu realmente gostava de escrever sobre filmes, games, música, quadrinhos, e, em menor proporção, séries de TV, futebol e algumas experiências pessoais. Ele traz muita história paralelamente às datas de suas publicações, não apenas minha, mas também a de outras pessoas próximas. Amizades foram consolidadas graças a sua existência. E foi lá que construí minha forma de escrever como ela é hoje. As aulas de redação, óbvio, também foram muito importantes, mas lá o exercício era mais frequente. 

Mas o Bar Obi-Wan tem um problema: ele é um blog de outra época. Para ter uma ideia, eu tinha apenas 14 anos quando o criei e comecei a escrever lá. E 4 anos na vida de uma pessoa, especificamente na de um adolescente, é muita coisa. Você vive muita coisa, passa por novas experiências, entra em contato com novas pessoas, conhece outros tipos de pensamento, muda seus conceitos. Sua visão de mundo se transforma completamente. Muitas das coisas escritas por lá refletem quem eu era com 14, 15 e 16 anos de idade. Tem muita "molecagem" presente nas postagens, coisas que eram legais em sua época, mas foram deixadas lá.

Eu precisava de algo diferente daquilo, que correspondesse mais com quem me tornei do que com um esboço feito no passado. Já sentia isso em seus últimos meses de vida, que, na minha vida pessoal, foram um tanto confusos. Isso se refletiu em minha participação no blog, que se tornou cada vez menos recorrente. Aliado com o fato de que provavelmente precisaria de tempo e não poderia me dedicar tanto a ele, decidi encerrar suas atividades. No dia 17 de janeiro de 2012, comuniquei que o Bar Obi-Wan chegava ao fim. Mais de 2 anos de dedicação, 378 publicações e um relativo sucesso (mais de 60 mil visualizações sendo que ele foi pouquíssimo divulgado? São ótimos números!) marcaram sua história. E a minha história.

Claro, sei que escrevi "...por tempo indeterminado" em minha despedida. Considerei, diversas vezes, voltar a escrever por lá, mais recentemente há alguns dias, quando me dei conta do quanto sentia falta de escrever. Pensei que poderia revitalizar o lugar, colocar algumas novidades por lá. Porém, no fundo eu sempre soube que ele deveria permanecer como o deixei, com um começo, um meio e um fim. Então risquei a possibilidade da minha mente, da mesma forma que risquei tais palavras na mensagem. 

Fiquei praticamente 1 ano e meio afastado deste mundo, quase sem escrever nada. Tá, eu continuei escrevendo, mas não com a mesma frequência, e também não da mesma forma. Tentei com o Facebook, mas não é a mesma coisa. Lá, as postagens se vão muito rápido, nada é de fato permanente. Eu precisava de um lugar "fixo" para me expressar. Algo "meu", que eu realmente me identificasse. Pensei em algumas alternativas, só que eu tinha a resposta no que eu fiz no passado.

É por isso que estou aqui. Como eu disse, dias atrás percebi a falta que escrever faz na minha vida, e, na madrugada do dia 22 para o dia 23 de junho, resolvi que faria um novo blog. O nome, geralmente a coisa mais difícil do processo de criação, veio enquanto refletia ao tentar dormir. Passei o dia de ontem fazendo o logotipo, acertando o background ("ódio" não descreve o que eu senti fazendo isso, quase desisti porque ele simplesmente não ficava alinhado) e mexendo no layout. Hoje, tudo estava do jeito que eu queria a princípio e pronto para a primeira publicação.

Assim nasceu "Valar Morghulis, Valar Dohaeris", minha mais nova empreitada. Fãs da série de livros "A Song of Ice and Fire" e/ou da série da HBO "Game of Thrones" certamente gostarão do nome. "Valar Morghulis, Valar Dohaeris" significa "todos os homens devem morrer, todos os homens devem servir" em alto valiriano, dialeto desenvolvido especialmente para as histórias. A frase aparece pela primeira vez em uma conversa entre Jaqen H'ghar e Arya Stark, em que o homem ensina as palavras "Valar Morghulis" para a garota e dá a ela uma moeda. Também serve como uma saudação em algumas organizações, como na vez em que Melisandre vai até a Irmandade Sem Estandartes (o que explica o subtítulo que escolhi).

Este, porém, não será um blog sobre "Game of Thrones"/"A Song of Ice and Fire". Evidentemente abordarei a série em algum momento, mas não será exclusivamente sobre ela. Pretendo abordar os mais diversos assuntos, como fazia no Bar Obi-Wan, mas sem cometer o erro de postar tantas notícias, coisa que aconteceu com ele. Desta vez pretendo postar mais textos, dos mais variados estilos possíveis. Não deixarei de comentar novidades, claro, mas quero algo mais aprofundado e reflexivo.

Sejam bem vindos a "um blog sem estandartes". Por enquanto, não há muita coisa nele, mas pretendo mudar este cenário nos próximos dias. Este é o início de uma nova saga, e gostaria que vocês me acompanhassem no desenvolver da história, que tem tudo para ser tão bonita e divertida quanto o que já fiz no passado. "Valar Morghulis"!


Atenciosamente,
Marcus Vinícius