terça-feira, 25 de junho de 2013

PROTESTOS NO BRASIL: O Bom, O Mau e O Feio


Você acompanhou (provavelmente ainda está acompanhando) as manifestações que tomaram conta das ruas do Brasil nas últimas duas semanas e suas repercussões. Talvez tenha até participado de alguma delas. Sei disso, pois é o assunto do momento, até mesmo na mídia internacional, junto com as que estão ocorrendo na Turquia. Então, a não ser que estivesse fora do planeta ou em coma durante este período, você ouviu, leu e/ou comentou sobre elas de alguma forma. 

Acompanhando as redes sociais, vejo que, claro, há quem se posicione a favor e há quem se posicione contra. Nada mais normal que isso, pois cada um acredita no que lhe convém. Mas há também quem esteja confuso, sem saber como e pelo que se posicionar, e que acaba cometendo equívocos na hora de emitir uma opinião. Pensando nisso, resolvi levantar alguns pontos e fazer uma lista sobre o que é bom, o que é ruim e o que não faz sentido sobre os protestos,  usando como referência o título do famoso filme estrelado por Clint Eastwood, "The Good, The Bad and The Ugly" (traduzido para "Três Homens em Conflito").

Quem fiquem claras duas coisas: não estou aqui para defender ou criticar por completo as manifestações, pois tudo tem um lado bom e um lado ruim (e, neste caso, um lado sem sentido) e estou aqui para apontá-los DE ACORDO COM MINHAS CONVICÇÕES. E nada escrito aqui deve ser levado como verdade absoluta, então o espaço de "Comentários" fica aberto para qualquer discussão ou reclamação, bem como elogios.

O BOM
- Povo indo às ruas reclamar seus direitos: já não era sem tempo. Uma das mais frequentes reclamações sobre a população brasileira era sua passividade diante as diversas questões mal resolvidas do Brasil. A última grande manifestação popular vista no país foi para o Impeachment do então presidente Fernando Collor, há mais de vinte anos. Durante esse período, aparentemente todos se tornaram mais passivos e, com a maior acessibilidade da internet e criação das redes sociais, surgiram os "revolucionários de sofá". É bom ver que ainda existe gente disposta a conseguir mudanças reais.
- A vitória sobre a causa do aumento das passagens: devido ao impacto dos protestos, muitas cidades já anunciaram que não haverá reajuste no preço das passagens dos transportes públicos, e algumas até abaixaram o preço. Isso só explicita a força dos cidadãos dentro do sistema.
- Caráter pacífico: uma parcela esmagadora dos manifestantes concorda que a paz deve ser mantida durante os eventos. Nada mais justo, pois isso difere eles dos muitos políticos que "vandalizam" a vida dos brasileiros. 
- Diversidade: as manifestações não são limitadas a apenas uma organização ou classe social. Qualquer pessoas insatisfeita pode estar presente, independente de suas origens. Uma parte muito bacana foi a participação dos famosos da internet, que, além de irem para a rua, divulgaram diversas informações importantes sobre o que aconteceu em várias cidades.
- Apartidarismo: acho extremamente válido o caráter apartidário dos protestos. Não estar vinculado com nenhum partido os torna muito mais abrangentes e evita conflitos entre ideais. Particularmente, não vejo motivo para os partidos políticos estarem presentes a não ser para se promover, e não vejo também por que tentar impô-los nas passeatas se elas já foram previamente combinadas como apartidárias. Fora, isso, a eterna briga entre "tucanos" (PSDB) e "petistas" (PT) pode ser prejudicial ao andamento. (antes de me chamar de "FACISTA", "RADICAL" ou "INIMIGO DA REPÚBLICA", favor ler o que escrevi abaixo em "O MAU", especialmente sobre "ANTIPARTIDARISMO")
- União: certamente este movimento uniu mais as pessoas. Ainda que seja um efeito temporário, é algo bom de se ver.
- Manifestantes criativos: toda esta situação fez com que muitos usassem sua criatividade para demonstrar sua insatisfação. O resultado foram muitos cartazes bacanas, bem feitos e divertidos vistos nos mais diversos sites.
- O tumblr "Poder e Responsabilidade": combinar heróis da Marvel e da DC Comics com fotos tiradas durante os eventos pode parecer insano, mas o resultado ficou muito bacana, com várias imagens que se encaixam perfeitamente no contexto.

O MAU
- Vandalismo: desnecessário, e só prejudica o movimento. Além de muitas vezes prejudicar quem não tem nada a ver.
- Violência policial: sei que os policiais militares obedecem ordens vindas do governo estadual, mas há um evidente despreparo quando estes agridem tão violentamente manifestantes que estão tentando evitar qualquer tipo de confronto. E, segundo relatos, ocorrem atos de maldade por parte de alguns oficiais.
- Crescimento da Extrema Direita: este é um fato que vem ocorrendo em alguns países do mundo (em especial na Europa) e que chegou no Brasil. Skinheads tem estado presentes nas manifestações e trazem para elas seus ideais fascistas e radicais a elas. Muitas pessoas tem se deixado levar por tudo isso, e é algo muito perigoso. Lembremos, por favor, da Alemanha de Hitler e da Itália de Mussolini, apenas para citar os casos mais conhecidos. Se você desconhece sobre este período da História ou não recorda muito bem, aconselho que pesquise sobre ele.
- Antipartidarismo: totalmente relacionado com o item anterior, por ser um dos ideais dos regimes totalitários. Este é um conceito que tem sido muito confundido com o "apartidarismo" citado anteriormente. Como disse, não há necessidade de partidos políticos comandarem os protestos, mas também é errado combatê-los. Eles são os pilares da democracia deste país, e o motivo de você poder escolher em quem votar hoje. Posso não ser o maior entusiasta deles, mas não concordo nem um pouco com a queima de suas bandeiras e qualquer ato contra suas existências.
- Jogos de poder: mídia dando cada vez mais atenção ao povo na rua, políticos que tentam parecer "amigões" para conseguir apoio popular... Muita gente está querendo se apoderar das manifestações para usá-las de acordo com seus interesses. Isto pode ser extremamente ruim, então cuidado.
- Crescimento repentino: não sei se todos repararam, mas ações lideradas pela MPL em um dia eram quase inexpressivas (sério, quem já tinha ouvido falar deles antes?) e em outro ganharam proporções gigantescas. Elas simplesmente passaram a contar com o apoio de milhares de pessoas de uma forma sem explicação. Apesar do movimento ter se tornado algo colossal, isto é algo que não sai da minha cabeça desde o início e que, por, algum motivo, não me cheira bem.

O FEIO
- Falta de foco: depois da vitória com a causa das passagens, o foco se perdeu, e as pessoas tem protestado por causas desencontradas e muitas vezes vazias. Aparentemente se focaram contra a PEC 37, mas há divergências.
- Manifestantes sem causa: muita gente tem ido a rua sem saber por que. Fazer número é bom, mas pelo menos entendam o que está acontecendo. Eu aconselho a estes que se situem antes de sair de suas casas, ou então que conversem com outras pessoas para um maior esclarecimento da situação.
- Impeachment na Dilma: simplesmente responsabilizá-la por todos os problemas do Brasil e tirá-la do poder não vai resolver nada. O buraco é bem mais embaixo.
- Exagerados: há uma galera falando que pode acontecer um Golpe Militar como em 1964. Não vai rolar, o cenário político hoje, tanto nacional quanto global, é muito diferente do que existia naquela época, bem como o exército. Parem com isso, por favor.
- Gente que vai para zoar: Apesar de ter achado alguns muito bacanas, há quem faça cartazes totalmente fora de contexto. Entenda: levar um cartaz escrito "EU TENHO UMA VACA CHAMADA JAIRO" pra rua não te faz um manifestante. (Via @AhNegao)
- Isso aqui. Abra por sua conta e risco. (Via @cauemoura)