quinta-feira, 2 de novembro de 2017

BALANÇO MUSICAL - Outubro de 2017


Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre no primeiro dia útil de cada mês, o que pode ou não coincidir com o dia 1º.

Fiquei impressionado com o resultado final de outubro: foi um mês em que ouvi música de forma despretensiosa e sem grandes exageros, mas que (talvez justamente devido a isso) se encerrou figurando no segundo lugar do ranking de scrobbles do meu last.fm, com 851 execuções, duas a mais que em agosto. 222 artistas e 488 faixas diferentes passaram pelos meus ouvidos durante os últimos 31 dias, período este embalado por velhos conhecidos, gratas descobertas e alguns lançamentos essenciais.

Praticamente iniciado com a triste notícia da morte de Tom Petty (e por isso Running Down a Dream), o mês teve um grande predomínio de The Wings, The Beatles e Paul McCartney (muito graças a seu show no último dia 15 e toda a preparação que tive para ficar afiado quanto ao possível setlist) e das trilhas sonoras de Blade Runner e sua recente sequência, Blade Runner 2049. Mas também foi quando tive contato com três dos melhores lançamentos de 2017: As You Were do ex-Oasis Liam Gallagher, Amber Galactic do The Night Flight Orchestra, e The Sin and The Sentence do Trivium. Entra nessa equação ainda o recente EP do Mastodon, Cold Dark Place, tão bom quanto (ou talvez até melhor que) o último registro completo de inéditas do quarteto.

Cabe destaque também para a presença de Blind Guardian e Oasis na lista, com duas músicas que se encontravam fora do catálogo do Spotify há tempos, bem como para as pontuadas inclusões de The Spirit Carries On do Dream Theater, Sympathy For The Devil dos Rolling Stones, Grandmaster Jam Session da trilha sonora de Thor: Ragnarok, e Halloween do Helloween em datas específicas (as duas primeiras sendo, respectivamente, o aniversário de Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory e o lançamento da segunda temporada de Stranger Things - estava em uma playlist da série -, enquanto as últimas são autoexplicativas). E ainda houve espaço para alguns velhos nomes do Balanço Musical, como Stone Sour, Iced Earth e Tears For Fears, bem como para algumas faixas que apareceram em meu Descobertas da Semana, muito embora eu já as conhecesse.

Confira a playlist de outubro de 2017: