Pode não parecer, mas 2018 marcará 10 anos desde o lançamento de Homem de Ferro, longa que surpreendeu a todos por cumprir tão bem o papel de dar vida a um personagem relativamente desconhecido nas telas e por resgatar a carreira de Robert Downey Jr. Consequentemente, fará 10 anos do início do Universo Cinematográfico Marvel, que deu seu primeiro passo com aquela cena pós-créditos do Nick Fury de Samuel L. Jackson falando para Tony Stark sobre a Iniciativa Vingadores, mostrando que os planos da empresa eram muito mais ousados do que o esperado.
De lá para cá, as coisas nunca mais foram as mesmas. Até o momento, já foram lançados 17 filmes dentro da franquia, com mais três agendados para o próximo ano e outros três confirmados para 2019. Entre divisores de águas (como Os Vingadores e o citado Homem de Ferro), obras mais fracas (O Incrível Hulk e os dois primeiros Thor), gratas surpresas (os dois Guardiões da Galáxia, Capitão América: O Soldado Invernal e Thor: Ragnarok) e tristes decepções (Homem de Ferro 3 e Capitão América: Guerra Civil), esse universo foi abraçado por crítica e público, graças a sua acessibilidade e seu famoso senso de humor (os principais ingredientes do que veio a ser conhecido por "fórmula Marvel"), e hoje soma quase 13,5 bilhões de dólares em bilheteria ao redor do mundo.
Tudo chega a um fim, porém. Com atores envelhecendo e cobrando cada vez mais caro por suas participações, a Marvel Studios se prepara para substituir seus principais rostos por novos personagens, encerrando a primeira etapa de seu longo planejamento com Vingadores 4, a ser lançado em 2019. E o aguardado trailer de Vingadores: Guerra Infinita, divulgado na última quarta-feira (29/11), já começou a ditar essa despedida, tendo um tom de conclusão (especialmente pela fala de Tony Stark logo ao início) e passando uma sensação de perigo e urgência para seus protagonistas pouco vista até então.
O terceiro instalamento do supergrupo aparenta de fato ser a culminação de todos os esforços da produtora, finalmente mostrando Thanos cumprindo seu objetivo de juntar todas as Joias do Infinito em sua Manopla para dominar o universo, enquanto todos os heróis que nos foram apresentados nos longas anteriores se reúnem para combater esta ameaça definitiva. Mas ver isso se concretizando põe todo o admirável trabalho da Marvel nos cinemas sob uma nova perspectiva, seja sobre os filmes e seus resultados, sobre a história que foi construída ou sobre os personagens que acompanhamos de perto ao longo desses quase 10 anos nas telas, e que agora estão prestes a passar a tocha para uma nova geração. Em um sentimento semelhante ao encerramento da saga Harry Potter, este é o fim de uma era, e o lançamento desse trailer de Vingadores: Guerra Infinita marca o início deste desfecho.
O Universo Cinematográfico Marvel como conhecemos está prestes a acabar. Você está preparado para isso?
O primeiro poster de "Vingadores: Guerra Infinita", apostando no básico.