segunda-feira, 28 de março de 2016

Crítica de TRÊS parágrafos para "BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA"!


Eu estava bem animado para ver "Batman vs Superman: A Origem da Justiça". Foram meses de aguardo, acompanhando a produção e vendo fotos e trailers, alguns melhores e outros não tão bons assim. Mas a esperança era grande, e isso só aumentou quando, no começo do mês, começaram a aparecer na rede as primeiras reações de um pequeno número de pessoas que conseguiram acesso exclusivo ao filme, e elas foram bem positivas. Entretanto, eu jamais poderia prever que, após as primeiras sessões de pré-estreia e cabine de imprensa, a reação do público e, principalmente, da crítica seria tão polarizada. Uma quantidade avassaladora de resenhas e comentários negativos apareceram na rede massacrando o longa, ao mesmo tempo que muita gente o elogiava, o que incluía críticos de renome. Isso foi o suficiente para abaixar minha expectativa, mas também me fez perceber que esse é um daqueles filmes divisor de opiniões, e eu só podia assistir e desenvolver a minha própria, sem influências externas.

Dito isso, desviei de todos os spoilers possíveis e fui conferi-lo apenas no sábado. Ao fim da exibição, eu estava embasbacado. Porque haja coragem para se iniciar o Universo Cinematográfico DC dessa maneira (e quem já assistiu sabe muito bem do que estou falando). Não só isso: essa versão do Batman é a melhor já feita até hoje no cinema, a Mulher-Maravilha é ótima e sempre se destaca nas cenas, o Superman se desenvolveu muito em relação a "O Homem de Aço" (filme o qual eu acho no máximo mediano), a ação é fantástica e o desenvolvimento que culmina no tão esperado confronto é bem feito. E, indo contra a maré, não tive problema nenhum com o ritmo do filme, pois mal senti suas 2:30h de duração passarem, e gostei bastante do Lex Luthor excêntrico e pirado de Jesse Eisenberg, uma curiosa releitura do personagem que tem respaldo em certas HQs, como "Superman: Entre a Foice e o Martelo".

Não tem como dizer que "Batman vs Superman" é perfeito, porém. Ele tem sim seus problemas, especialmente nas várias resoluções rápidas e mal-feitas que o roteiro dá para certas situações-chave da trama e na caracterização do Apocalipse. Só que isso é o suficiente para jogá-lo todo no lixo? Definitivamente não. Além de tudo que já citei, a adaptação ainda possui uma trilha sonora fantástica e megalomaníaca, uma excelente apresentação e estabelecimento dos personagens que aqui aparecem pela primeira vez, uma boa dose de fan-services e muito simbolismo ao comparar os membros da Trindade com deuses mitológicos e, principalmente, Superman com Jesus Cristo (novamente: quem viu o filme sabe do que estou falando). Gostei do filme, e achei que foi um bom jeito de introduzir todo o Universo (ou MULTIVERSO?) DC nos cinemas. Essa, entretanto, foi a minha reação, e cada pessoa com que falo sobre o mesmo tem opiniões diferentes. Fica a seu critério, então, decidir se ele é bom ou não, ou se vale ver no cinema ou esperar para assistir em casa. Mas será que vale a pena segurar essa dúvida e curiosidade por tanto tempo, enquanto é possível saná-las ainda nas próximas semanas? Eu fiz minha escolha, e sei que não me arrependo.

(MINHA) NOTA: 8,5*

*ATUALIZAÇÃO 02/05/2016: como dito nesse outro texto, diminuo minha nota de "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" para 7,25. Ainda mantenho o que escrevi aqui (exceto sobre o Luthor) e continuo a gostar do filme, mas é impossível negar seus problemas hoje.

TRAILER: