terça-feira, 15 de março de 2016

Coisas que quero ver na segunda temporada de Demolidor


Dia 18 de março já está quase às portas, e, com ele, chega finalmente à Netflix os novos episódios de "Demolidor". Depois de uma primeira temporada que colocou a série facilmente na primeira colocação dentre as sobre super-heróis, o aguardo por novas aventuras do Diabo de Hell's Kitchen vinha se tornando cada vez maior, especialmente após ser divulgado que grandes personagens como Justiceiro e Elektra seriam parte fundamental da trama. E, com a espera chegando ao fim e por ser grande fã de todas essas icônicas figuras, resolvi listar alguns elementos que gostaria de ver nesse segundo ano do Homem Sem Medo.

Escolhi algumas coisas mais simples, mas que já me botariam um enorme sorriso na cara se eu as visse. Confira abaixo minha seleção.

#1 - O SENTIDO DE RADAR


Uma das coisas que eu reclamei sobre a primeira temporada em minha crítica foi a ausência de uma melhor representação do maior poder do Demolidor: o sentido de radar. Ele até "aparece" quando há destaque a algum batimento cardíaco ou som distante, mas nunca chegamos a ver de fato o jeito que Matt Murdock consegue compreender o mundo a sua volta através da união de seus sentidos (e aquela maluquice de "ver o mundo em chamas" não conta). Embora seja uma adição recente, vinda pelas geniais mãos de Mark Waid, Chris Samnee e Paolo Rivera, seria algo simplesmente épico de ser representado na tela, especialmente através de algum corte vertical na imagem, fazendo um paralelo entre o que vemos e o jeito que o herói "vê" o que o cerca. E isso ficaria ainda melhor para demonstrar seus pontos fracos, como a sua impossibilidade de enxergar figuras e a dificuldade em ambientes extremamente barulhentos e agitados.

#2 - CONSIDERAÇÕES SOBRE ELEKTRA NATCHIOS


Eu poderia fazer vários tópicos sobre a Elektra nesse post, mas acabaria deixando ele muito mais cheio do que eu pretendo, então resolvi unir tudo em um só. 

A primeira coisa que tenho a dizer sobre a personagem é: quero ver, em algum momento, ela usando sua clássica bandana na série. Embora tenha amado o novo visual da personagem, muito mais adequado a combate e sem o sex appeal desnecessário, faltou a bandana, esse elemento que é sua marca registrada. Sério, adoraria vê-la usando o aparato, mesmo que brevemente.

Outra consideração que gostaria de fazer é no que tange o seu relacionamento com Matt Murdock. Eles sempre tiveram uma relação conturbada, marcada por confrontos entre si, parcerias e grandes doses de romance nessa louca vida de vigilante que ambos levam. É um tópico que deve ser tratado com muita cautela, para que não fique nada muito meloso e nem frio demais. Confio nos produtores e acho que eles acertarão o tom, mas sempre é bom ressaltar.

Por fim, o ponto que considero mais importante. NÃO MATEM ELEKTRA. Sério. Embora o arco de sua morte seja um dos mais consagrados de toda a história dos quadrinhos do Demolidor, o próprio pai da personagem, Frank Miller, assumiu que foi um erro ter feito isso com uma personagem tão interessante. Tanto é que tiveram que ressuscitá-la posteriormente. Então, reitero: NÃO MATEM ELEKTRA. Pelo menos por enquanto. Até porque ainda falta um personagem para fazer uma adaptação digna dessa história. O que me leva ao meu próximo item...

#3 - MERCENÁRIO


Alguns dizem que ele é o "Coringa da Marvel", outros o chamam de "homem mais perigoso do mundo". Mas ele é, junto com o Rei do Crime, o maior algoz do Homem Sem Medo, e o fato é que chegou a hora de introduzi-lo  no seriado. Claro, a primeira temporada já deixou uma referência ao vilão ao mostrar aquele atirador de elite que tinha uma carta de baralho na caixa de sua arma. Mas queremos mais. Nem que seja mais uma referência para deixá-lo preparado como antagonista de uma eventual terceira temporada. Adoraria vê-lo já nesses novos episódios, mas acho que Matt Murdock já terá problemas o suficiente para lidar com.

#4 - A "BENGALA-BASTÃO-GANCHO-CORDA"


Nos quadrinhos, o Demolidor tem um dos utensílios mais legais dos super-heróis: a sua bengala, que pode se dividir em duas e virar bastões, e que ainda por cima tem uma corda e ela pode de enganchar em alguns lugares. E, embora eu tenha relevado sua ausência durante a primeira temporada, por ser justamente o começo da carreira do personagem, acho que ela já poderia aparecer nos próximos 13 episódios, seja lá como Matt fará para consegui-la. Assim, poderíamos finalmente ver o lado mais acrobático do Diabo da Guarda na série, com ele pulando e se balançando por Nova York.

#5 - UM POUCO MAIS DE REI DO CRIME


O Wilson Fisk de Vincent D'Onofrio foi um dos pontos mais aclamados da série em seus primeiros 13 capítulos. Mas, com ele fora da jogada após os eventos do último episódio, certamente os fãs sentirão falta desse ótimo antagonista. Então, por que não apresentar algumas atualizações da situação do Rei do Crime, já preparando uma eventual volta dele para o futuro? Mesmo que em uma breve aparição. E usando seu clássico terno branco, de preferência.

#6 - EXECUÇÕES EXAGERADAS PELAS MÃOS DO JUSTICEIRO


Ah, vamos lá. Essa é uma das características mais marcantes do personagem, especialmente na longa e aclamada fase que ele teve nas mãos da dupla Garth Ennis e Steve Dillon. E, já que a Netflix permite uma linguagem mais adulta e a violência é liberada, por que não? Pelo menos uma, vai. Mas tem que ser algo que beire o estilo do Tarantino, só assim ficaria ideal.

#7 -  ENVOLVIMENTO DA MÍDIA


Uma das coisas que mais gosto da primeira temporada de "Demolidor" é o arco de Ben Urich e o papel que a mídia tem na história. Mas, após o que aconteceu ao personagem no 12º episódio, fica difícil imaginar que esse poderoso elemento ainda vá ter a mesma influência no futuro da trama. Mas eu gostaria de ver mais disso. Talvez se eles colocassem um repórter de outro jornal, como, sei lá, o CLARIM DIÁRIO? E isso tem total com o tópico final...

#8 - PELO MENOS UMA REFERÊNCIA AO HOMEM-ARANHA


Demolidor e Homem-Aranha já protagonizaram inúmeras histórias memoráveis, e sua parceria nas HQs já é de longa data (e muitas vezes envolveu o Justiceiro também). E, agora que a Marvel Studios e a Sony Pictures tem um acordo pelos direitos compartilhados do Escalador de Paredes, acho que é quase obrigação pelo menos uma citação a ele. Até porque o "pirralho" já vai aparecer em "Capitão América: Guerra Civil", que estreia mês que vem nos cinemas, então ele já deve existir no Universo Marvel nesse momento, e seus atos já devem estar repercutindo por Nova York. E fica a torcida pela união dos personagens também nas telas, por mais improvável que isso seja.

E aí, gostou da lista? Faltou alguma coisa? Só deixar um comentário, aqui ou pelo Facebook. (:

Queria muito ver essa cena acontecer. Mas acho que não vai rolar.