Em junho de 2017, foi divulgado que Phil Lord e Chris Miller foram afastados da direção do spin-off de Star Wars a ser protagonizado por Han Solo, o que me motivou a fazer este texto aqui. Com o passar dos meses, surgiram notícias a respeito do direcionamento para o qual a dupla levava o filme (que parecia uma espécie de "Ace Ventura no espaço"), Ron Howard foi chamado para assumir a função, refilmagens aconteceram e diversos rumores brotaram pela internet, seja acerca da qualidade da atuação de Alden Ehrenreich (que viverá uma versão mais jovem do protagonista), de quanto do filmado anteriormente foi aproveitado e até mesmo das expectativas da Lucasfilm, que aparentemente já projeta um fracasso para o longa. Nem mesmo o mais otimista dos fãs da franquia poderia estar animado depois de novidades desagradáveis.
Eis que chega o último 5 de fevereiro e o primeiro trailer de Han Solo: Uma História Star Wars é lançado, após uma prévia de 50 segundos exibida durante o último Superbowl, no dia anterior. E contrariando tudo o que foi relatado anteriormente, o filme não aparenta ser ruim. Não que ele vá ser o melhor Star Wars já feito, e a frase dita por Qi'ra, personagem de Emilia Clarke, sobre ela ser "a única pessoa que sabe o que ele realmente é" entrega o caminho clichê que o longa pode vir a seguir, mas há mais positivos do que negativos a serem tirados dos vídeos divulgados.
Uma interessante fotografia, cenas de ação bem estabelecidas, Ehrenreich aparentemente à vontade e conseguindo emular o jeito de ser de Han Solo, Donald Glover bem caracterizado como Lando Calrissian, uma certa veia cômica e o que parece ser o próprio Percurso de Kessel (nas cenas finais) foram as impressões passadas pelos teasers, que deixam claro que o spin-off abordará muito do passado do protagonista, mas se focará em uma missão de assalto que deve ter sido definitiva para a formação do caráter do personagem que conhecemos em Uma Nova Esperança. São boas notícias, após a enxurrada de reportes negativos que assombraram a produção nos últimos meses e, apesar de pouco sabermos ou termos visto do filme, talvez seja hora de olharmos para ele com um pouco de otimismo. E Ron Howard sabe ser um bom diretor (ao menos quando ele quer), então, de fato, talvez nem tudo esteja perdido. Que a Força esteja com ele.
Confira abaixo as duas prévias divulgadas de Han Solo: Uma História Star Wars: