segunda-feira, 4 de maio de 2020

BALANÇO MUSICAL - Abril de 2020

(arte por Brian Bolland)

Olá! Seja bem-vindo ao meu projeto Balanço Musical, uma coluna mensal na qual falo sobre música, o que escutei no mês que se passou, o porquê das escolhas, o que me influenciou nesses dias, e publico uma playlist com uma faixa referente a cada dia do período. O objetivo não é nada além de escrever um pouco mais sobre música no blog, apresentar algumas coisas diferentes e dar às pessoas a oportunidade de conhecer novos artistas e canções. As postagens são publicadas sempre na primeira segunda-feira útil de cada mês.

O que dizer desse último abril? Nada, basicamente. Não há nada a se contar em um mundo quarentenado que não "hoje eu acordei e existi". Quase nada de novo vem sendo produzido no entretenimento, e boa parte desse pouco logo se extinguirá pela impossibilidade de contato para viabilizar a produção. Essa é nossa nova realidade, não apenas imediata, mas enquanto não for criada uma vacina para o Covid-19. Temos que perseverar, no entanto, tendo em vista que está em jogo aqui não nossos interesses egoísticos, e sim a vida de milhares de pessoas, as quais vão se perdendo mais e mais a cada dia que passa. Mais uma vez reitero: FIQUEM EM CASA.

E quanto à música? Bom, ainda temos material sendo lançado semanalmente, mas já há muitos artistas adiando seus novos trabalhos pela impossibilidade de saírem em turnês de divulgação. Felizmente, ainda temos a nossa disposição um arsenal praticamente infinito de faixas gravadas em anos ou décadas anteriores, então o consumo segue firme e forte. Eu, por exemplo, segundo meu last.fm, realizei 3.050 reproduções nesse último mês (uma média de 101 por dia), que incluíram 741 artistas, 1.298 álbuns e 2.332 faixas diferentes. O número absoluto pode ter tido uma leve queda em comparação aos demais do ano, mas tudo se mantém mais ou menos em uma média esperada (e elevada).

Quanto ao que exatamente eu ouvi nesse abril... Basicamente o de sempre, dessa vez sem grandes surpresas. Ou seja, Rock, Metal, Pop oitentista, Blues, Jazz, sem nada que fuja muito da caixa. Ainda assim, só material da mais alta qualidade, dos quais falo com um pouco mais de profundidade logo a seguir, em meus DESTAQUES DO MÊS.

ARTISTAS DO MÊS:


- Mr. Big (Hard Rock): o supergrupo formado por Eric Martin, Billy Sheehan, Paul Gilbert e o falecido Pat Torpey sempre esteve entre os meus favoritos, e vez ou outra sempre pego para ouvi-los. Dessa vez, a audição ficou sob encargo da fase em que Richie Kotzen substituiu Gilbert, assim como dos trabalhos mais recentes. Só preciosidades.

Destaco também:

- The Police (Rock, New Wave)

- David Bowie (Rock)

- Duran Duran (Pop Rock)

- Metallica (Thrash Metal, Hard Rock)

ÁLBUNS DO MÊS:


- Trivium - What the Dead Men Say (Heavy Metal, Thrash Metal; 2020): um exemplo de banda que resolveu não parar completamente suas atividades durante a quarentena, o quarteto estadunidense deu sequência a um dos melhores álbuns de 2017 e entregou outro trabalho que deve figurar em muitas listas ao final desse ano. What the Dead Men Say é ainda mais conciso que seu predecessor, trazendo de volta todo o peso, a agilidade e rispidez conferida anteriormente em um grupo que soa ainda mais afiado e a vontade. Tolice é dizer que o Trivium não é um dos maiores nomes do Metal na atualidade.

Destaco também:

- Pearl Jam - Gigaton (Grunge, Rock; 2020)

- Hällas - Conundrum (Hard Rock; 2020)

- Nektar - The Other Side (Rock Psicodélico; 2020)

- The Strokes - The New Abnormal (Indie Rock; 2020)

- Nightwish - Human. :II: Nature. (Metal Sinfônico; 2020)

- Joe Satriani - Shapeshifting (Rock Instrumental; 2020)

- The Sleep Eazys - Easy To Buy, Hard To Sell (Blues Rock, Instrumental; 2020)

- Stone Temple Pilots - Perdida (Rock Acústico; 2020)

- Testament - Titans Of Creation (Thrash Metal; 2020)

- Halestorm - Into the Wild Life (Hard Rock; 2015)

- Blind Guardian - Nightfall in Middle Earth (Metal; 1998)

- Richie Kotzen - Mother's Head Family Reunion (Hard Rock; 1994)

- Hardline - Double Eclipse (Hard Rock; 1992)

- Tears For Fears - The Seeds Of Love (Pop Rock; 1989)

- Arcadia - So Red The Rose (Pop Rock; 1985)

- Black Sabbath - Heaven and Hell (Metal; 1980)

- Bill Withers - Just As I Am (Soul, R&B; 1971)

MÚSICAS DO MÊS:


- Rush - The Enemy Within (Rock; 1984): a parte I da saga musical Fear composta pela banda trata dos nossos medos, incertezas e inseguranças, e como isso faz com que sejamos, muitas vezes, nossos maiores inimigos. Vem a calhar para o momento atual.

Destaco também:

- Gorillaz feat. Peter Hook and Georgia - Aries (Pop Rock; 2020)

- Less Than Jake - All My Best Friends Are Metalheads (Ska Punk; 1998)

- The Call - I Still Believe (Great Design) (Pop, New Wave; 1986)

- Alphaville - Big In Japan (Pop Rock; 1984)

- Joy Division - Transmission (Post Punk; 1979)

Confira, por fim, a playlist que fiz durante o mês de abril de 2020: